Novo cônsul-geral de Portugal conhece Cátedra Jaime Cortesão

O embaixador Paulo Jorge Nascimento assumiu o cargo em setembro e veio visitar as instalações do órgão

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

Atualizada em 23/10, às 14h
 

visita do novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo
(Da esq. p/dir) A presidente da Cátedra Jaime Cortesão, Vera Lucia Amaral Ferlini, apresenta as instalações do órgão ao novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento; e ao cônsul-geral adjunto, Hugo Andrade Gravanita; acompanhada do professor emérito da FFLCH José Jobson de Andrade Arruda, pesquisador e membro do Conselho da Cátedra - Foto: Cicero Wanderberg / STI-FFLCH


Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de outubro, a Cátedra Jaime Cortesão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu a visita do novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo, o embaixador Paulo Jorge Nascimento.

A presidente da Cátedra, Vera Lucia Amaral Ferlini, foi a anfitriã do novo cônsul-geral, juntamente com o professor emérito da FFLCH José Jobson de Andrade Arruda, que também é membro da Cátedra; além de professores, pesquisadores e funcionários da Unidade.

O novo cônsul-geral assumiu o cargo no mês de setembro e, desde então, está realizando visitas para conhecer as instituições parceiras, com “especial atenção à cultura, verdadeira trave mestre da identidade nacional e que tanto nos une ao Brasil”, como afirmou em nota no site do Consulado ao dar início às suas atividades. Atualmente, a FFLCH possui quatro convênios de cooperação internacional com universidades de Portugal.

Durante a visita à Cátedra, Nascimento conheceu a área de biblioteca, salas de reunião, gabinetes para visitantes e centro de informática, na sede no Edifício Eurípedes Simões de Paula (prédio de Geografia e História) da Faculdade.

Com 26 anos de atuação, a Jaime Cortesão é a mais antiga da Rede Camões. Ela associa os Departamentos de História e de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH na pesquisa e divulgação da história de Portugal e do mundo de colonização e língua portuguesa.
 

equipe da Cátedra recepciona novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo
O novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo e o cônsul-geral adjunto com parte da equipe da Cátedra Jaime Cortesão, que é formada por professores, pesquisadores e funcionários - Foto: Cicero Wanderberg / STI-FFLCH