​​​​​​​Vacinas, tratamentos da Covid-19 e vigilância genômica são temas de evento da FFLCH

A atividade integra o 2º encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia, com os convidados: Ester Sabino, Anna Levin; Dimas Covas; Esper Kallás; Soraya Smaili; Margareth Dalcolmo; Paulo Saldiva; e Paulo Menezes

Por
Eliete Viana
Data de Publicação


​​​​​​​Na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, será realizado o segundo encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia, que abordará o tema específico saúde física e pandemia, com a participação de convidados da área médica e de farmacologia. 

P​​​​ela manhã, tarde e noite, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube, as três mesas do evento terão apresentações sobre assuntos que estão em debate nestes 1,6 ano de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

O evento tem início às 10h com a abertura e depois começa a mesa 1, com a participação de duas professoras da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Ester Cerdeira Sabino, que liderou o sequenciamento do genoma do coronavírus, tratando dos esforços de vigilância e vigilância genômica; e Anna Sara Shafferman Levin, que falará dos tratamentos da Covid-19 e os aprendizados.

À tarde, com o tema específico vacinas e o contexto do novo normal, a mesa 2, vai contar com a presença de pesquisadores que estão à frente das discussões sobre vacina em âmbito nacional: Dimas Tadeu Covas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e do Instituto Butantan; Esper Georges Kallás (FM-USP), Soraya Soubhi Smaili, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Margareth Maria Pretti Dalcolmo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na última mesa do dia, às 19h, será abordado o lugar da saúde, com outros dois professores da FM: Paulo Hilario Nascimento Saldiva e Paulo Rossi Menezes. 

​​​​​​​A organização do evento é da FFLCH, com apoio da Faculdade de Educação (FE), FM, Instituto de Psicologia (IP) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU). A participação é gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. E haverá emissão de certificado para as pessoas que registrarem presença no dia.

O primeiro encontro aconteceu no dia 1º, no qual foram destaques a necessidade de políticas institucionais para o acolhimento e inclusão, a importância de olhar o lado humano da saúde mental, e a integração entre saúde mental e saúde física. E, no dia 29 de setembro, será realizado o terceiro e último encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia, com o tema específico educação e pandemia.

FFLCH PELA VIDA

A realização do Ciclo de Jornadas ocorre no mês de setembro, no qual são feitas as campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio chamada Setembro Amarelo. Mas, a ideia da Faculdade é que em todo o ano sejam promovidas ações sobre a questão.

O Ciclo faz parte do FFLCH PELA VIDA, que é um conjunto de ações relativas à saúde mental voltadas ao acolhimento da comunidade de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da FFLCH. A necessidade de implantação destas ações surgiu após casos de suicídio ocorridos no primeiro semestre de 2021 envolvendo estudantes da Faculdade, dentro de um contexto de mais de um ano do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

​​​​​​​Outras ações do FFLCH PELA VIDA são:
a) cartilha de informações básicas sobre saúde mental;
b) pesquisa para levantamento da situação de sofrimento de saúde mental na FFLCH;
c) criação de canal de comunicação direta (telefone, WhatsApp, e-mail e site);
d) elaboração de um programa de tutoria dos docentes da FFLCH aos estudantes, com a intenção de aconselhá-los e ajudá-los em situações-limite na vida acadêmica
e na perspectiva pessoal;
e) a partir dos dados fornecidos pela Superintendência de Assistência Social (SAS), planejar visitas ao Conjunto Residencial da USP (CRUSP) para que a direção acompanhe a situação de qualidade de vida dos seus estudantes que residem no local, levantando demandas e as encaminhando aos órgãos competentes;
f) ampliação de ações de inclusão acadêmica a partir do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (PAECO) e de Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA).

folder dia 14 - completo - ciclo de jornadas