Programas de Pós-Graduação oferecem vagas para alunos especiais

Cursar disciplinas nesta modalidade pode servir como preparação para tornar-se um aluno regular. A data de inscrição varia de acordo com os programas, alguns começam no dia 3 de janeiro enquanto que outros em 11 de fevereiro
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 


As pessoas interessadas nos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP têm a oportunidade de conhecer melhor a área participando como alunos especiais nas disciplinas oferecidas pelos Programas de Pós-Graduação. A data de inscrição para esta modalidade varia de acordo com o programa responsável, mas a maioria começa neste mês de janeiro.

Os alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP, segundo o Regimento da área na Universidade. A aceitação dos alunos deverá ser aprovada pelo programa, ouvindo o professor responsável pela disciplina. Estes alunos terão direito a um certificado de aprovação nas disciplinas cursadas, expedido pela Comissão de Pós-Graduação. E, eventualmente, os créditos poderão ser aproveitados nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular.

Datas diferentes

As inscrições para alunos especiais na área de Teoria Literária e Literatura Comparada começam no dia 3 de janeiro e vão até o dia 18 do mesmo mês, enquanto que em Geografia Física e em Geografia Humana estarão abertas de 11 a 15 de fevereiro. Assim, as matrículas têm datas diferentes e o início das aulas também. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico disponível na página de cada programa.

Na página da Pós-Graduação da FFLCH, os interessados encontram a lista dos programas. No link de cada programa, há o período de inscrição, como pagar a taxa, que é de R$ 80,00, ou como fazer o pedido de isenção; as disciplinas oferecidas; a documentação exigida; quando será a divulgação dos alunos selecionados; e a data da matrícula.

As dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com as secretarias responsáveis pelos programas, os quais estão oferecendo vagas para alunos especiais em suas disciplinas.