FFLCH oferece vagas para a terceira idade em 14 disciplinas da graduação

São 42 oportunidades na área de línguas, literatura, cultura e história. As matrículas são gratuitas e estarão abertas de 11 a 15 de fevereiro
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

professora Ecléa Bosi
A professora emérita do Instituto de Psicologia Ecléa Bosi, que criou o programa na USP antes da promulgação do Estatuto do Idoso, aproximando a Universidade e as pessoas com mais de 60 anos - Foto: Marcos Santos / USP Imagens 


Ter a oportunidade de aprender uma língua diferente como a chinesa, conhecer os aspectos da cultura armênia e ampliar a visão de questões econômicas, sociais e políticas da história estão entre os objetivos das disciplinas de graduação oferecidas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ao público com 60 anos ou mais, neste primeiro semestre. 

Estão disponíveis 42 vagas em 14 disciplinas regulares de graduação, cujas matrículas são gratuitas e estarão abertas de 11 a 15 de fevereiro. Confira o nome delas e o número de vagas. 

As disciplinas oferecidas são: Língua Armênia I (3 vagas), Literatura Armênia: Épica (5 vagas); Língua Chinesa I (3 vagas); Cultura Armênia I (5 vagas); Cultura Coreana I (2 vagas); História do Pensamento Chinês I (3 vagas por turma); Mitologia Chinesa (3 vagas); Cultura Chinesa I (3 vagas); História Econômica, Geral e do Brasil (3 vagas); História da América Colonial (2 vagas por turma); História da América Independente I (2 vagas); História da Ciência, da Técnica e do Trabalho (2 vagas); História da Cultura IV (3 vagas); e História Contemporânea I (3 vagas).

A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade. Esta é a 50ª edição do programa, que completou 25 anos ininterruptos oferecendo vagas em disciplinas e em atividades complementares. Ele foi criado em 1994 pela professora do Instituto de Psicologia Ecléa Bosi, que o coordenou desde o início até pouco antes do seu falecimento, em 2017. 

As pessoas interessadas podem conferir o número de vagas e outros detalhes, como o professor responsável, o dia e o horário das aulas, no site da PRCEU, fazendo uma pesquisa pelo nome da disciplina no campo "BUSCAR", localizado na parte superior direita.

Após o término das aulas, os alunos da UATI têm direito a um comprovante de participação, emitido pela PRCEU.

Incentivo 

Na FFLCH, o incentivo à participação das pessoas maiores de 60 anos em suas atividades não se restringe ao programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Quando os cursos de extensão têm alguma taxa, sempre há a reserva de uma vaga gratuita, através de sorteio, e o pagamento da metade do valor a este público. 

Para cursar as disciplinas regulares de graduação, o candidato da UATI deve ter concluído o ensino médio. As matrículas são gratuitas e devem ser feitas presencialmente ou por procuração simples – apresentar RG, CPF ou carteirinha USP (para a comunidade USP) – a partir do dia 11 até 15 de fevereiro, ou enquanto houver vagas disponíveis, das 9h às 11h40 e das 13h às 16h45, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, localizado na Rua do Lago, 717, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, sala 126 – Cidade Universitária, São Paulo.

As 42 vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. 

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-4645 ou por e-mail: agenda@usp.br.