Literatura e História é tema da aula magna de 2019, na próxima quarta-feira, dia 20

O ministrante será o professor João Adolfo Hansen, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, que já foi laureado com o Prêmio Jabuti em 1990 e com o Prêmio APCA 2014, na categoria Literatura – Grande Prêmio da Crítica
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias


 

professor João Adolfo Hansen
O docente João Adolfo Hansen é um dos maiores especialistas em Gregório de Matos no país, tendo recebido dois prêmios por obras relacionadas ao autor - Foto: Alexandre Hansen


A aula magna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP deste ano será proferida pelo professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas João Adolfo Hansen, com o tema Literatura e História. A atividade acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20 de março, às 19h30, no Auditório Nicolau Sevcenko do Edifício Eurípedes Simões de Paula (também conhecido por Prédio de Geografia e História).

Anualmente, a aula magna é proferida por um docente com representatividade em sua área de atuação, que é convidado pela Faculdade para dar as boas-vindas institucionais aos alunos dos cinco cursos de graduação da Unidade, especialmente aos calouros, oficializando as atividades acadêmicas. 

A diferença entre a aula magna e a inaugural é que a primeira é voltada a todos os alunos e a segunda é específica para um curso. Por isso, que na Semana de Recepção aos Calouros deste ano, de 18 a 22 de fevereiro, os cursos realizaram suas aulas inaugurais.

Estudos Comparados 

Hansen é graduado em Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela FFLCH. O docente lecionou na FFLCH de 1983 a 2012. Atualmente, ele está aposentado, mas continua ativo na pós-graduação. 

Durante sua carreira acadêmica, Hansen foi professor visitante da Universidade Federal de Ouro Preto e de algumas universidades estrangeiras: Universidad de Chile, Chile; Ohio State University, Stanford University e University of California at Los Angeles (UCLA), todas nos Estados Unidos; Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, França. 
 

livro laureado no Prêmio Jabuti
Obra pela qual o professor Hansen recebeu o Prêmio Jabuti em 1990


Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Estudos Comparados de Literaturas Portuguesa e Brasileira. O docente é membro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele foi laureado com o Prêmio Jabuti em 1990, pela obra A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII (Companhia das Letras, 1989), e também com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) 2014, na categoria Literatura – Grande Prêmio da Crítica pelos cinco volumes da obra Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha (Autêntica, 2013), publicada em conjunto com Marcello Moreira.

A participação na aula magna é gratuita e aberta ao público em geral. O evento será realizado no dia 20 de março, das 19h30 às 22h30, no Auditório Nicolau Sevcenko do Edifício Eurípedes Simões de Paula (também conhecido por Prédio de Geografia e História), localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)3091-4759 ou por e-mail: academica.fflch@usp.br