Moção de Apoio da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – Em defesa da vida e dos direitos humanos

Por
Redação
Data de Publicação

Moção Aprovada em Congregação

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo manifesta seu apoio a docentes que, no exercício de suas funções acadêmicas, têm se dedicado ao debate crítico sobre os direitos humanos, bem como à análise de temas contemporâneos que envolvem conflitos internacionais, incluindo a defesa do povo palestino diante da limpeza étnica e do genocídio a que está sendo submetido. Reafirmamos que a universidade é, por excelência, um espaço de liberdade de pensamento e de pesquisa, pilares inegociáveis da vida democrática e da produção de conhecimento comprometido com a verdade e com a  justiça social.

Repudiamos veementemente quaisquer formas de perseguição ou censura a professores e pesquisadores que atuam com responsabilidade ética e rigor acadêmico em suas abordagens. Tentativas de silenciamento ou de intimidação pautadas no negacionismo,  na distorção da palavra do outro, ou na ameaça representam não apenas ataques individuais, mas afrontas à própria missão da universidade pública. Diante disso, esta Faculdade reitera o compromisso com a  liberdade de cátedra,  a defesa da vida e dos direitos humanos, e conclama a Universidade a não ceder às pressões de grupos de poder que representam o mais destrutivo do atual cenário mundial.

São Paulo, 24 de abril de 2025