Exposição no CAPH resgata história da Faculdade

A abertura será na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 12h
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

Geografia e História
Imagem antiga do prédio de Geografia e História, que faz parte do acervo do CAPH e poderá ser vista na exposição


O Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 12h, a abertura da exposição Conheça o CAPH - Preservação e pesquisa de acervos históricos FFCL e FFLCH. 

A exposição tem o intuito de apresentar ao público em geral exemplares dos documentos e objetos sob custódia do CAPH, que contam a história da Faculdade, que á a unidade fundadora da USP, desde sua criação em 1934, quando era denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), até os dias atuais. 

A ideia é também divulgar as possibilidades de produção de conhecimento por meio do seu acervo. Por isso, a abertura é no mesmo dia em que se inicia o ano letivo e começa a Semana de Recepção aos Calouros. 

Memória 

O CAPH reúne fundos documentais diversos referentes à história da própria FFLCH e também da USP. Seu acervo é composto de teses e dissertações produzidas pela FFLCH, coleções especiais, filmes institucionais, fitas magnéticas, material fotográfico, microfilmes, entre outros itens.

Além disso, o Centro oferece apoio a pesquisadores internos e externos em produção acadêmica e de livros, exposições e eventos comemorativos. Em média, 900 pesquisadores consultam o acervo do CAPH anualmente, isso sem contar os atendimentos mais técnicos e de uso dos espaços.
 

Atividades CAPH


A exposição estará aberta ao público de 17 de fevereiro, a partir das 12h, até 6 de março, às 20h, no Salão de Estudos do CAPH do Edifício Eurípedes Simões de Paula, conhecido como prédio de Geografia e História, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3742, por e-mail: caph@usp.br.