XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
anpuhsp@usp.br
Docente responsável pelo evento
ANPUH-SP
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
PUC-SP - Campus Monte Alegre
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A ANPUH-SP, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP têm a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para o XXV Encontro Estadual, que ocorrerá de 27 a 30 de julho de 2020, na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC/SP, campus Monte Alegre – Perdizes. O objetivo do XXV Encontro é propiciar a reunião de historiadore(a)s, professore(a)s, pesquisadore(a)s e estudantes das universidades e demais instituições de ensino não só de São Paulo, mas também de outros estados brasileiros e do exterior. Incluem-se nesses grupos profissionais que atuam em escolas de ensino fundamental e médio, em instituições culturais e em entidades de custódia de documentos (arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus). Pretende-se promover debates e intercâmbios da produção de conhecimento histórico, além de abordar, de forma integrada, questões referentes à pesquisa, à análise historiográfica, à difusão do conhecimento histórico e ao ensino de História em todos os níveis.

Desigualdades e Diferenças, tema escolhido no último encontro estadual da ANPUH-SP em 2018, expressa discussões e debates incontornáveis que permeiam o cenário nacional e internacional, e propõe à comunidade de historiadores inúmeras questões sobre as condições de cidadania na atual conjuntura do país, marcada por agenda governamental obscurantista, autoritária, excludente, alicerçada no conservadorismo moral e cultural. Impõem-se aos profissionais da área, conscientes da repercussão do produto de seu trabalho no conjunto da sociedade, reflexões e posicionamentos capazes de enfrentar o perigo do enfraquecimento dos mecanismos democráticos construídos historicamente bem como o risco de naturalização da desigualdade social persistente na sociedade brasileira, com perversos desdobramentos na vida atual e futura. É urgente o combate a medidas e projetos que subtraem aos diversos segmentos da população a possibilidade de compreender seu lugar na sociedade e no tempo.

No evento, ocorrerão Seminários Temáticos, Mesas Redondas, Minicursos e Apresentação de Pôsteres. Estudantes de graduação têm desconto para participar do evento como ouvintes.

Imagem