FFLCH oferece cerca de 350 vagas em 9 programas de pós-graduação

Em Geografia Física, História Econômica; História Social; Letras Clássicas; Letras Estrangeiras e Tradução; Língua e Literatura Alemã; Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana; Língua, Literatura e Cultura Italianas; e Linguística

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

inscrições pós-graduação FFLCH para 2º sem 2022


Estão abertas, até o dia 10 de março, as inscrições do processo seletivo para o mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) para ingresso no 2º semestre deste ano. 

São oferecidas até 347 vagas no total, porém não é obrigatório o preenchimento total deste número. As vagas são para os programas de pós-graduação que geralmente realizam processos seletivos duas vezes ao ano: Geografia Física, História Econômica; História Social; Letras Clássicas; Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA); Língua e Literatura Alemã; Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana; Língua, Literatura e Cultura Italianas; e Linguística

Política de Ações Afirmativas

Três programas possuem vagas reservadas para política de ações afirmativas. Em Geografia Física serão reservadas duas vagas - uma no mestrado e outra no doutorado - por linha de pesquisa para candidatas/os autodeclaradas/os pretas/os e pardas/os. Como o programa tem quatro linhas de pesquisa, são oito vagas reservadas, representando 32% do total.

O Programa de Pós-Graduação em História Social reserva até 26 vagas de um total de 90 para os seguintes grupos:
→Pessoas autodeclaradas pretas e pardas: até 20% do total de vagas abertas;
→Indígenas autodeclaradas/os: reserva de 2 vagas;
→Pessoas autodeclaradas com deficiência: reserva de 2 vagas;
→Pessoas autodeclaradas trans: reserva de 2 vagas;
→Pessoas autodeclaradas na condição de refugiadas: reserva de 2 vagas.

Em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA), que oferece um total de 60 vagas, serão destinadas 15% deste número para candidatas/os autodeclaradas/os pretas/os e pardas/os, indígenas e quilombolas: 9 vagas.

Pré-requisitos

Cada programa de pós-graduação tem informações específicas, como pré-requisitos; documentos exigidos, bibliografia; docentes habilitados no programa; apresentação do projeto de pesquisa; data das provas; etapas do processo; formulário de inscrição para gerar o boleto do pagamento da taxa de inscrição – no valor de R$ 80,00 –; que podem ser conferidas clicando nos editais na tabela abaixo. 

Caberá ao candidato entrar em contato com o Centro de Línguas da FFLCH ou outro centro para exame de proficiência em língua estrangeira ou língua portuguesa, no caso de candidatos estrangeiros; assim como possuir um computador equipado com câmera de vídeo que deve permanecer ligado à internet durante todo o tempo da avaliação, quando a prova for aplicada por videoconferência. E a concessão de bolsas dependerá da oferta das agências financiadoras, e sua alocação obedecerá a edital específico, sendo assim a aprovação no processo seletivo não garante o recebimento de bolsa de estudo.

Além disso, o calendário de cada processo seletivo pode variar, tendo alguns com previsão de encerramento no final de abril enquanto outros no final de julho. As informações ou explicações sobre o processo seletivo devem ser verificadas diretamente com as secretarias dos programas de pós-graduação da FFLCH, que também estão na tabela. 

As regras da pós-graduação na universidade podem ser consultadas no Regimento da Pós-Graduação da USP e no Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH.
 

Processo seletivo para Pós-Graduação - ingresso 2º semestre 2022
 
Programa  Vagas Políticas
Afirmativas
Inscrição Edital Contato
Geografia Física 14 M
11 D
http://e.usp.br/jsi
ou 
http://e.usp.br/jsj
http://e.usp.br/js7 coordpgf@usp.br
História Econômica 30 M e D   ---- http://e.usp.br/jsk http://e.usp.br/js8 spghisto@usp.br
História Social 90 M e D até 26  http://e.usp.br/jsl http://e.usp.br/js9 spghisto@usp.br 
Letras Clássicas

40 M e D

  ---- http://e.usp.br/jsm

http://e.usp.br/jsa

 posdlcv@usp.br 
Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) 60 M e D http://e.usp.br/jsn

http://e.usp.br/jsb

 

dlm@usp.br
Língua e Literatura Alemã  22 M e D ---- http://e.usp.br/jso http://e.usp.br/jsc dlm@usp.br
Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana  25 M e D ---- http://e.usp.br/jsp

http://e.usp.br/jsd

dlm@usp.br
Língua, Literatura e Cultura Italianas 25 M e D ---- http://e.usp.br/jsq http://e.usp.br/jse dlm@usp.br
Linguística

15 M 15 D 

---- http://e.usp.br/jsr http://e.usp.br/jsh pgling@usp.br

M= mestrado

D= doutorado

 

Outros programas

Os outros 14 programas do total de 23 da Faculdade realizam o processo seletivo uma vez por ano. No caso do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, as inscrições estavam abertas de 14 a 21 de fevereiro

E os outros abrem inscrições no segundo semestre de cada ano, normalmente em agosto: Antropologia Social, Ciência Política; Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Estudos Linguísticos e Literários em Inglês; Filologia e Língua Portuguesa; Filosofia; Geografia Humana; Língua, Literatura e Cultura Japonesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, que segue o calendário da Rede Nacional do PROFLETRAS e por isso normalmente não é no mesmo período que a maioria dos programas da FFLCH; Sociologia; e Teoria Literária e Literatura Comparada.