Sérgio Adorno é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A categoria de membros titulares é composta por cientistas brasileiros de consagrado merecimento

Por
Alice Elias
Data de Publicação
Editoria

Sérgio Adorno, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no último dia 1º de dezembro, para ocupar uma das cadeiras dedicadas às Ciências Sociais. Além de professor, Sérgio Adorno foi Diretor da FFLCH, entre 2012 e 2016, e é fundador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV) e coordenador do NEV-CEPID.

Graduado em Ciências Sociais pela FFLCH  e doutor em Sociologia pela mesma instituição, obteve pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP - França). É Professor Titular em Sociologia da FFLCH, e coordenador científico do NEV USP. Com ênfase em Sociologia Política, atua principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais. Clique aqui para acessar a lista completa de publicações do professor Adorno.

Sérgio Adorno

O professor ocupou cargos distintos, entre eles:

- Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (2002-2008);

- Representante de Área de Ciências Humanas/Sociologia e Membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2004-2009);

- Consultor do Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz;

- Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (2008);

- Membro do Conselho Consultivo da Revista Análise Social, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

- Presidente do Conselho Editorial da Revista USP (2010-2015);

- Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2012-2016);

- Membro do Conselho Consultivo da Revista Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense;

- Membro do Comitê Científico da Revista ANPG: Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, periódico científico institucional da ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduandos;

- Responsável pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância;

- Coordenador Científico do Projeto CEPID/FAPESP USP Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust (2013-2018).

Membro titular

A categoria de membro titular da Academia, a qual Sérgio Adorno foi eleito, é composta por cientistas brasileiros de consagrado merecimento. As categorias de membros permanentes atualmente abrangem titulares, estrangeiros e colaboradores, e não há limitação de número de membros de qualquer categoria. A cada ano, os membros titulares propõem novos candidatos a membros, titulares e estrangeiros, que são eleitos pela Assembléia Geral – instância máxima da Academia -, considerando as recomendações da Comissão de Seleção.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.

A lista completa de integrantes eleitos está disponível no site oficial da ABC.

A Academia

A Academia Brasileira de Ciências foi fundada em 3 de maio de 1916, sob o nome Sociedade Brasileira de Sciencias. Os principais objetivos da Academia eram estimular a continuidade do trabalho científico de seus membros, o desenvolvimento da pesquisa brasileira e a difusão do conceito de ciência como fator fundamental do desenvolvimento tecnológico do país. Atualmente a Academia reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

 

Com informações da Academia Brasileira de Ciências