Participe! SPMob2023 - Quarta Escola de Ciência Avançada em Mobilidades (USP e UNIRIO)

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
bfreiremedeiros@usp.br
Docente responsável pelo evento
Bianca Freire-Medeiros
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
FFLCH
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Importante: Participe do Ateliê de Pesquisa do SPMob2023 para mestrandos/as e doutorandos/as! Candidaturas até 07 de maio.

Saudações!

Assim como em suas três edições anteriores (2017, 2019 e 2021), a SPMob2023 se propõe a discutir os parâmetros epistêmicos da chamada virada das mobilidades (Sheller & Urry, 2006; 2016; Singh et al, 2018; Allis, Moraes & Sheller, 2020). A partir do par “memórias & futuros”, convidamos a refletir sobre os fluxos, os fixos e as fricções (Freire-Medeiros & Lages, 2020), sobre as mobilidades como operador analítico e como um recurso tanto imprescindível quanto desigualmente distribuído. Essa ambivalência se acentua no contemporâneo e sugere futuros inconciliáveis entre crescimento, prosperidade e produtividade em um planeta sob risco. Por outro lado, uma abordagem baseada em utopias e políticas coletivas guarda o potencial de desenhar futuros de "mobilidades justas", como propõe Mimi Sheller, que fará a fala de encerramento da nossa Escola na Universidade de São Paulo. Prof. Sheller também irá compor, com Jennie Germann Molz, a mesa-redonda patrocinada pelo SESC, em que revisitaremos o clássico "O Olhar do Turista 3.0". Renato Miguel do Carmo fará a palestra de abertura e Walter Imilán nos brindará com uma oficina voltada aos métodos móveis. Ambos participarão, na qualidade de debatedores, da mesa-redonda "Virada das Mobilidades e Estudos Urbanos", mediada por Vera Telles, em que Thiago Allis e eu discutiremos alguns aspectos das nossas respectivas teses de livre docência. Essa mesma atividade, focada na interseção entre as mobilidades socioespaciais e os estudos urbanos, se repetirá na UNIRIO, onde contaremos com as professoras Ana Maria Mauad e Fernanda Sanchez como debatedoras. No Rio, receberemos ainda Dhan Zunino Singh para o lançamento do segundo volume da coletânea "Términos claves de los estudios de movilidad en América Latina".

Um dos pontos altos das Escolas de Ciência Avançada em Mobilidades são os Ateliês de Pesquisa, em que mestrandas/os e doutorandas/os discutem seus projetos de pesquisa com um corpo de especialistas, na expectativa de que a grade analítica das mobilidades possa lhes proporcionar aportes interessantes. Por favor, encorajarem estudantes sob sua orientação a se candidatar em São Paulo ou no Rio.

Todas essas atividades serão presenciais e gratuitas, bastando fazer a inscrição pelo nosso site.

Aproveitamos a ocasião para agradecer ao apoio institucional do Departamento e PPG Sociologia/USP, do PPGTUR/USP, do PPG em Memória (UNIRIO) e do SESC/SP.

Um forte abraço,

Bianca, Thiago Allis, Camila Moraes e João Freitas

SPMob2023:

13 a 15 de junho: Universidade de São Paulo

19 a 21 de junho: UNIRIO

Imagem
SPMob Ateliê
SPMob Detalhes
SPMob Geral