Faculdade recepciona alunos estrangeiros

Neste semestre, a FFLCH está recebendo 124 alunos estrangeiros, sendo nove deles para estudar na pós-graduação. Pela primeira vez, a maior parte veio da China: 29, com a França em segundo lugar: 16 estudantes
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

alunos estrangeiros e presidente da CCInt, Vladimir Safatle
Os alunos intercambistas e o presidente da CCInt, Vladimir Pinheiro Safatle, durante evento de recepção - Foto: Vivian Pamella Viviani de Castro / FFLCH


No dia 30 de julho, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou um encontro para recepcionar os 124 alunos estrangeiros que vieram fazer intercâmbio na Unidade neste semestre.

A atividade ocorreu na sala 14 do prédio de Ciências Sociais e estiveram presentes nessa reunião cerca de 50 intercambistas. Porque muitos alunos já estão na Faculdade desde o primeiro semestre deste ano, pois vieram para estudar pelo período de um ano, e já receberam orientações quando chegaram.

Nessa reunião, a equipe de funcionárias da CCInt conversou com os alunos sobre o funcionamento da Faculdade e da USP, dando orientações gerais sobre o processo de matrícula na FFLCH ou em outras unidades da Universidade; apresentou informações sobre os serviços oferecidos (como restaurantes, transporte, saúde), o acesso às atividades esportivas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e as opções culturais, como o Cinema da USP (Cinusp).

Uma das questões abordadas foi a diversidade cultural encontrada em um país como o Brasil. E o presidente da CCInt, Vladimir Pinheiro Safatle, também participou da atividade dando as boas-vindas e ressaltando a importância da internacionalização.

alunos estrangeiros no Giro Cultural USP
Alunos intercambistas na Praça do Relógio, durante a atividade Visita Panorâmica: Um passeio pelo campus - Foto: Giro Cultural USP


Após as explicações, todos os alunos estrangeiros se apresentaram informando o nome, o país de origem ou da universidade que frequentam e o curso que fazem. No final, alguns alunos da FFLCH, que realizaram intercâmbio recentemente, se dividiram em grupos com os intercambistas e os levaram para visitar os departamentos e prédios da Unidade, além de os acompanharem para comer no restaurante central (bandejão), pago pela Faculdade.

China

O evento é realizado semestralmente pela CCInt da Faculdade como forma de dar as boas-vindas institucionais aos alunos estrangeiros, fazer uma integração deles com os outros alunos, para não ficarem restritos somente aos estudantes da mesma universidade ou país; além de dar mais explicações sobre a USP e a Unidade.

Neste semestre, a FFLCH está recebendo 124 alunos estrangeiros, sendo nove deles para estudar na pós-graduação. Pela primeira vez, a maior parte veio da China: 29; com a França em segundo lugar: 16 estudantes.

No primeiro semestre, a Faculdade recebeu 116 alunos estrangeiros, dos quais quatro eram da pós-graduação. Os alunos eram oriundos de instituições de ensino superior de 23 países, compreendendo três continentes: Ásia, Américas (América do Norte e do Sul) e Europa. A maioria dos estudantes veio da França: 28. O segundo país que mais enviou estudantes foi a China, com 20 no total.

Giro Cultural
 

alunos e as capivaras
Durante o passeio, os estudantes tiraram fotos das capivaras vistas pelo campus - Foto: Giro Cultural USP


No dia 31 de julho, parte dos alunos estrangeiros participaram da atividade Visita Panorâmica: Um passeio pelo campus, com duração de 1h30, através do programa Giro Cultural USP. Este programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e científico da Universidade.

No passeio, os alunos ficaram admirados com o tamanho do campus, com as áreas verdes e com os animais encontrados.