FFLCH debate a atual situação das democracias latino-americanas em seminário

O evento internacional Democracia e desigualdade na América Latina será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, com a participação de pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, França e México
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Notícias

 

 


Na próxima semana, nos dias 18 e 19 de setembro, às 19h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o seminário internacional Democracia e desigualdade na América Latina, com o objetivo de debater a atual situação das democracias latino-americanas.

No primeiro dia, a conferência de abertura será ministrada pelo sociólogo da Universidade de Paris Nanterre Christian Laval, com o título Anatomia do novo neoliberalismo. Na ocasião, ele tratará da racionalidade política que conforma o intenso e acelerado processo de transformação das democracias europeias.

No dia 19, a mesa-redonda Impasses atuais da América Latina contará com a presença de conferencistas da Argentina, Bolívia, Brasil e México, que debaterão os possíveis cruzamentos entre as conjunturas político-econômicas vividas em cada um dos países. Confira a programação abaixo.

Além do debate sobre a atual situação das democracias latino-americanas, o evento também constitui um ponto de partida para a criação de uma rede internacional de pesquisadores em torno da temática.

Segundo a coordenação do seminário, formada por docentes do Departamento de Ciência Política e de Sociologia da FFLCH, a exemplo de iniciativas em outros lugares do mundo, a aposta é de que uma interconexão de pesquisadores atentos ao que ocorre nesta fase tão movimentada da história regional e mundial poderá se traduzir em importantes ganhos analíticos.

Para participar, não é necessário fazer inscrição. Mas, haverá emissão de certificado para as pessoas que registrarem presença em pelo menos um dos dias do seminário.

Os debates também terão transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Faculdade.

A conferência e a mesa-redonda do seminário acontecem, respectivamente, nos dias 18 e 19 de setembro, às 19h, no Edifício de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14, localizado na Av. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail: imprensafflch@usp.br.

Programação

18/9, 19h
Conferência: Anatomia do novo neoliberalismo
Com: Christian Laval (França, Universidade de Paris Nanterre)
Coordenação: Ruy Braga (FFLCH USP)

19/9, 19h
Mesa-redonda: Os impasses atuais da América Latina
Com:
Moira Zuazo (Bolívia, Universidade Livre de Berlim)
Luciano Concheiro (México, Universidade Autônoma Metropolitana)
Sebastian Barros (Argentina, Universidade Nacional da Patagônia)
André Singer (Brasil, FFLCH USP)
Coordenação: Leonardo Avritzer (Universidade Federal de Minas Gerais)
Comentários: Christian Laval (França, Universidade de Paris Nanterre)