Da tradição ao K-pop: as culturas da Coreia são apresentadas em evento na FFLCH

O VII Encontro de Estudos Coreanos terá a presença de professor da Universidade Nacional de Seul e será uma oportunidade para mostrar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na FFLCH e também em outras instituições
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

 

De 2 a 4 de outubro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o VII Encontro de Estudos Coreanos, no qual serão apresentadas palestras e painéis sobre as culturas da Coreia do Sul.

A palavra cultura está no plural porque no país oriental coexistem a tradicional e o contemporâneo, aliando as tradições rituais às modernidades trazidas pela globalização.

No evento, serão abordados assuntos relacionados com o gênero musical K-pop, originado na Coreia do Sul, do qual a música Gangnam style, do cantor Psy, é uma das mais conhecidas aqui no Brasil; assim como o sistema familiar coreano com sua tradição e mudança.

Há apresentações do professor emérito da Universidade Nacional de Seul Kyung Soo Chun (cuja fala terá tradução consecutiva), da FFLCH; da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da Universidade Federal Fluminense (UFF); e da Goethe-Universität Frankfurt.

Clique aqui para acessar a programação.

Organizado anualmente pelo Grupo de Estudos Coreanos da Faculdade, o encontro está com novo formato neste ano. É a primeira vez que se reunirá os pesquisadores brasileiros do país que realizam estudos coreanos. Até a edição passada era realizado durante um dia inteiro, com apresentação de um convidado externo e painéis de artigos que eram selecionados por concurso promovido pelo Grupo.

“O evento é uma oportunidade para os alunos conhecerem as pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil inteiro”, destaca a coordenadora do curso de coreano, Yun Jung Im, professora do Departamento de Letras Orientais da Faculdade.

Habilitação

Coreano é uma das 16 habilitações oferecidas no curso de Letras da FFLCH. É a única instituição na América do Sul que oferece a habilitação na área, que teve início em 2013 e já graduou 14 pessoas. Atualmente, há 36 estudantes matriculados.

Na área de cooperação internacional, a FFLCH têm quatro convênios em vigor com instituições de ensino superior da Coreia do Sul: College of Foreign Language of Dankook University, Hankuk University of Foreign Studies - College of Occidental Languages; Korea Foundation; e BUSAN University of Foreign Studies.

As atividades do evento são gratuitas, abertas aos interessados em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro pelo e-mail cestudoscoreanos@gmail.com. Serão emitidos certificados aos participantes.

O VII Encontro de Estudos Coreanos será realizado de 2 a 4 de outubro, das 8h às 12h30, no Auditório 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo.