Ninja – entre ficção e realidade

Início do evento
Final do evento
E-mail
cejap@usp.br
Telefone
(11) 3091-2426
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Wataru Kikuchi
Local do evento
Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Kensuke Tamai
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Ninja é o termo popular de onmitsu, shinobi-no-mono ou simplesmente shinobi, que eram agentes secretos a serviço dos chamados senhores feudais, no Japão entre os Período de Guerras e Período Edo, nos séculos XVI a XIX. Os Ninjas também são conhecidos pela sua destreza nas técnicas do combate, chamadas Ninjutsu, e como uma figura detentora de poderes sobrenaturais, fixada no imaginário popular principalmente a partir da caracterização nos filmes de samurai.
Nessa palestra, os professores Yuji Yamada e Katsuya Yoshimaru, do Centro Internacional de Pesquisas sobre Ninja, e Jinichi Kawakami, mestre do Ninjutsu, da Universidade de Mie, vão apresentar os resultados de pesquisas atuais sobre esse personagem histórico, enfocando o real e o imaginário. A palestra será ilustrada com demonstração de algumas técnicas do Ninjutsu.
Vale ressaltar também que a província de Mie abrigou uma das escolas mais proeminentes de Ninja, a Iga, e ainda hoje, esse legado cultural é um dos atrativos dessa província.