Nascimento de Aziz Ab'Saber

Um dos mais importantes geógrafos do Brasil, Ab’Saber se destacou no campo da Geomorfologia, do Planejamento Ambiental e na Geografia Física
Por
Lara Tannus
Data de Publicação
Editoria
Hoje na História

 

Nascimento de Aziz Ab'Saber
Ab'Saber produziu trabalhos fundamentais para o desenvolvimento da Geografia no Brasil e conseguiu conciliar pesquisa acadêmica com o engajamento social e político. (Arte: Renan Braz)


O Hoje na História comemora o nascimento de Aziz Ab'Saber, geógrafo e professor emérito da FFLCH USP. Conhecido como um dos mais importantes geógrafos do Brasil, iniciou seus estudos aos 17 anos em Geografia e História na antiga Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLC) da USP. Especializando-se em geografia física, tornou-se professor titular da Universidade em 1968, onde lecionou até sua aposentadoria, em 1982.

Wagner Costa Ribeiro, docente do Departamento de Geografia da FFLCH USP, conta que Ab'Saber produziu trabalhos fundamentais para o desenvolvimento da Geografia no Brasil e conseguiu conciliar pesquisa acadêmica com o engajamento social e político.

"Além de se destacar no campo da Geomorfologia e do Planejamento Ambiental, o professor Ab'Saber ofereceu alternativas teóricas e aplicadas em outros temas. Ele estabeleceu critérios para definir um zoneamento econômico ecológico a partir de suas pesquisas na Amazônia, bem como criou uma interpretação original que sintetiza as condições naturais das diferentes paisagens brasileiras, os domínios morfo-climáticos, que combinam aspectos climáticos, geomorfológicos e biológicos do país", explica.

Wagner Ribeiro ainda comenta que o geógrafo ocupou cargos de destaque como as presidências da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Neste último, "criou um sistema em uso até hoje que permitiu o tombamento de áreas naturais como patrimônio natural de interesse público, como a Serra do Mar".

Sobre as principais obras de Ab'Saber, o professor Ribeiro destaca Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas (Ateliê Editorial, 2003); Amazônia: do Discurso à Práxis (Edusp, 2004) e O que é ser geógrafo? (Editora Record, 2007).