Cátedra Nômada - Onde estão as mulheres nas artes e na cidade?

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
silnasc@usp.br
Docente responsável pelo evento
Silvana de Souza Nascimento
Local do evento
Biblioteca Florestan Fernandes - Av. Prof. Lineu Prestes, travessa 12, 350 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Youtube FFLCH
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

A Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade? - Fricções entre arte + gênero + memória + cidades” se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais. Será composta por série de encontros mensais, organizados de forma síncrona, distribuída, on line, entre grupos de pesquisa e coletivos de mulheres em contexto ibero-americano.

O projeto tem como roteiro o debate de algumas questões que emergem do diálogo com o projeto intercontinental “Mulheres Transformam os Museus. Da Igualdade à Equidade, 2021 e orientam os diálogos propostos entre as participantes https://www.mujerescambianlosmuseos.com/

Onde estão e como se posicionam as mulheres artistas e suas obras, como são abordadas nos museus, na educação formal e não formal, assim como nos espaços públicos e nas publicações científicas e especializadas?
Considerando uma perspectiva glocalizada, como entender as implicações e os atuais contornos dos ciberfeminismos, das atuações em redes e dos artivismos com foco nas questões de gênero nas cidades contemporâneas, cenários de profundas transformações?

Imagem