Livro em homenagem ao centenário de Antonio Candido é lançado em seminário na FFLCH

No evento, realizado de 5 a 9 de novembro, também será feita a leitura de um texto inédito do professor emérito, chamado Como e porque sou crítico
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Institucional
Notícias

 

 

 

capa do livro Antonio Candido: 100 anos

De 5 a 9 de novembro, segunda a sexta-feira, acontece o seminário Antonio Candido e a Literatura, realizado em homenagem ao professor emérito da Faculdade de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, nascido em 24 de julho de 1918 e falecido em 12 de maio de 2017.

A comissão organizadora do evento é formada pelos professores do DTLLC: Ariovaldo Vidal, Edu Teruki Otsuka e Maria Augusta Fonseca. No seminário, serão discutidas a obra de Candido, seus temas preferidos e pressupostos críticos, bem como autores sobre os quais o professor se debruçou em ensaios que continuam inspirando novas gerações da crítica.

Na abertura, no dia 5, às 15h, a professora aposentada do DTLLC Adélia Bezerra de Meneses fará a leitura de um texto inédito de Candido, chamado Como e porque sou crítico, espécie de testemunho final do docente.

Na mesma tarde, às 18h, haverá o lançamento do livro Antonio Candido: 100 anos (Editora 34), com ensaios dedicados à obra do autor, organizado pelos docentes Maria Augusta Fonseca e Roberto Schwarz, ambos foram alunos de Candido, sendo que a professora também tem pesquisado sobre ele e sua obra.

Clique aqui para conferir a programação completa do seminário.

Outras atividades

As atividades do seminário dão continuidade aos eventos que o DTLLC programou para homenagear Antonio Candido, como a exposição Antonio Candido - Autor. Obra. Leitor, que está em exibição até o dia 22 de novembro, na Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH. A exposição apresenta livros, manuscritos, dedicatórias, recortes de jornal e vídeos sobre o professor emérito.

livros e revistas - Exposição Antonio Candido - Autor. Obra. Leitor
Livros e revistas da exposição, que também apresenta manuscritos, dedicatórias, recortes de jornal e vídeos sobre Antonio Candido - Foto: Eliete Viana / FFLCH

Além da exposição, o Departamento organizou cursos de pós-graduação ministrados em Teoria Literária; um número especial da Revista Literatura e Sociedade, além de algumas publicações previstas para o ano que vem.

O seminário será realizado no Anfiteatro de Geografia e no Auditório Milton Santos, localizados no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações com o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada pelo telefone (11)3091-4312 ou por e-mail: ftl@usp.br.