Palestra e lançamento: Militarização no Rio de Janeiro - Da Pacificação à Intervenção

Início do evento
Final do evento
E-mail contato
bfreiremedeiros@gmail.com
Docente responsável
Bianca Freire-Medeiros
Local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Emissão de certificado
Não
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Palestra: Democracia e militarização no Rio de Janeiro: “pacificação”, intervenção e seus efeitos sobre o espaço público.
A decretação da intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2018, leva a um necessário balanço de dez anos de governo Sérgio Cabral - Luiz Fernando Pezão (2007-2014 e 2014-2018, respectivamente), de dez anos de megaeventos (de 2007, com os Jogos Pan-americanos, até 2016, com os Jogos Olímpicos) e do programa de “pacificação”.

Evitando o caminho de discutir como a “pacificação” deveria ter sido, busca-se compreender como ela foi, que efeitos produziu e o que permanece dessa experiência. Argumenta-se, a partir desses dados, que a “pacificação” deixa como legado a disseminação da militarização como dispositivo de disciplinamento, controle e tutela dos trabalhadores e pobres urbanos, dos moradores de favelas e periferias e também, em determinados momentos, de manifestantes ocupando o espaço público: todos classificados, dentro dessa lógica, como insurgentes urbanos.

Livro: Militarização no Rio de Janeiro: da Pacificação à Intervenção. Organizado por Márcia Leite, Lia Rocha, Juliana Farias e Monique Carvalho. Editora Mórula.
Sobre o livro:
A definição de militarização como um dispositivo que enreda uma série de agentes, valores, tecnologias e aparelhos emerge do diálogo entre os diferentes capítulos desse livro — e da variedade de objetos, questões, enquadramentos teóricos e conclusões que eles apresentam.

• Sobre a palestrante:
Lia Rocha é Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais). É coordenadora do CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana/UERJ e colaboradora do UrbanData-Brasil (LAPS/CEM).

Imagem
Palestra e lançamento de livro