Grupo de Estudos Mitopoéticos - Fase 2

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
estudosmitopoeticos@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Maria Zilda da Cunha
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Via Google Meet (link será enviado aos interessados via email: estudosmitopoeticos@gmail.com)
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
GRUPO DE ESTUDOS MITOPOÉTICOS

Esta proposta de investigação visa lançar um olhar múltiplo e inter¬disciplinar sobre a literatura mitopoética, isto é, a literatura que tem por objetivo criar uma mitologia. O propósito é estudar e estabelecer parale¬los entre as mitologias construídas por indivíduos e aquelas desenvolvi¬das naturalmente por um povo ao longo de muitos séculos.
O projeto se estende ao estudo da literatura de fantasia e dos contos de fadas, entendendo que esse gênero literário tem despertado cada vez mais o interesse de leitores de diversas faixas etárias, desde o público infantil, pas-sando pelos jovens e chegando aos adultos. Os objetos de estudo iniciais serão textos como Beowulf, as Eddas islandesas, e o Kalevala, além, evidente-mente, da obra de autores fundamentais da literatura mitopoética, tais como J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, J.K. Rowling e Lord Dunsany, alguns dos quais foram prolíficos escritores de livros para o público infantil e juvenil.
Pelo estudo desses objetos, pretende-se refletir sobre questões no âmbito da literatura (como as mitologias naturais informam e são retra-balhadas por autores nos séculos XX e XXI?); da tradução (traduzir essas obras por quê? Para quem?); da filologia (de que maneira os textos mitológicos chega¬ram até nós na sua forma escrita, e como os estudiosos olharam para eles ao longo dos sé¬culos?); da história (em quais condições históricas esses textos foram produzi¬dos?); da filosofia (qual sentido tais mitologias sugerem aos leitores e à cultura que os cerca?); da teologia (de que maneira, por exemplo, o elemento cristão se faz sentir nos textos pagãos?); da ciência da religião (como a teoria do mito de autores modernos atravessa sua literatura?), entre outros.
A primeira fase foi dedicada ao texto de Beowulf, em diálogo com outras obras de fantasia, contos de fadas ou de cunho mitológico em geral. Na segunda fase da investigação, o texto-base será a Edda Poética, con¬junto de poemas medievais de autoria anônima escritos em islandês antigo e preservados em um único manuscrito. Procuraremos compreender como essa obra popularizou a mitologia nórdica e influenciou diversos escritores — a exemplo de William Morris, Andrew Lang, Neil Gaiman e J.R.R. Tolkien —, como ela dialoga com outros textos anônimos (seja Beowulf, a Canção dos Nibelungos ou a Saga dos Volsungos) e como ela se trans¬portou para outras mídias, por exemplo, as adaptações cinematográficas que utilizam personagens e locais retirados diretamente dessa mitologia.
A princípio, pretendemos estudar alguns poemas individuais da Edda, como o “Völuspá”, traçando as relações pertinentes com a obra de J.R.R. Tolkien, em particular o conjunto de textos relacionados, mas em larga medida indepen¬dentes, publicados sob o título A Lenda de Sigurd e Gudrún (2009). Além disso, serão lidos também contos nórdicos que não necessariamente dialogam diretamente com a tra¬dição mitológica do Norte, mas que são importantes pontos de refe¬rência, tais como os contos coligidos por Asbjørnsen e Moe. Pretende-se também continuar com a prática de, em alguns encontros, convidar pessoas de dentro e de fora do grupo para fazerem breves apresenta¬ções que elucidem o que se está estudando e forneçam opções para outras fases do grupo. Ademais, conforme temos feito, sugeriremos textos teóricos adicionais.
Pretendemos disseminar o conhecimento adquirido em eventos acadêmicos — como jornadas, exposições, cursos de extensão etc. —, conforme a conjuntura permitir. Consideramos, por exemplo, que a I Jornada de Estudos Mitopoéticos, realizada em junho de 2021, foi muito bem-sucedida, alcançando público amplo e dando visibilidade ao trabalho que tem sido feito pelo grupo.

Este grupo de estudos é uma terceira linha subordinada ao Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens III (CNPq/USP), liderado pela Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha, e tem caráter interdisciplinar. Ele está aberto à comunidade acadêmica em geral, e os interessados em participar devem mandar e-mail para estudosmitopoeticos@gmail.com explicando as razões pelas quais gostariam de fazer parte do grupo.

Os encontros do Grupo de Estudos Mitopoéticos acontecem de forma online às últimas sextas-feiras do mês, das 14h30 às 17h30.

Imagem
Tolkien & as Eddas - Fase 2
Logo GEM