29 de novembro de 2018 (Quinta-feira) (Sala 270)
14.00-15.00 Palestra de abertura
Autoria, Aventura, Imaginação: Desde Cervantes até Wieland
JOBST WELGE (Universität Leipzig)
15.00-16.00 Mesa 1
Contra o tempo: autoria e revolução na obra de Goethe (1795-1803)
LUCIANA VILLAS-BOAS (UFRJ)
Três visitas a Fausto e um convite ao Intrigante: Transposições e infrações às regras da tragédia em obras de Thomas e Klaus Mann
MARCOS FABIO CAMPOS DA ROCHA (UFF)
16.00-16.30 Coffee-Break
16.30-18.00 Mesa 2
A designação “o poeta” em suas relações com as instâncias do “eu-lírico”, do sujeito textual (Textsubjekt) e da pessoa empírica, a partir de uma consideração do poema de I. Bachmann “Dunkles zu sagen”
DANILO CHIOVATTA SERPA (USP)
A questão da autoria em ensaios de Benn, Celan e Bachmann.
JULIANA P. PEREZ (USP)
Walter Benjamin, autor editado. Pistas e perguntas para uma possível atualização da poética
benjaminiana.
JULIANA SERÔA DA MOTTA LUGÃO (UFF)
30 de novembro de 2018 (Sexta-feira) (Sala 270)
14.00-15.30 MESA 3
Seleção e organização. Sobre a importância do autor em montagens com base no exemplo de Das Echolot, de Walter Kempowski.
VALÉRIA S. PEREIRA (UFMG)
Literatura e algoritmo: A questão do autor ausente em Italo Calvino e Clemens Setz ROBERT SCHADE (DAAD/ CEFET Rio de Janeiro)
Kurt Tucholsky: o autor e seus pseudônimos
ANDERSON ROSZIK (USP)
15.30-16.00 Coffee-Break
16.00-17.30 MESA 4
Elementos autoficcionais no romance Die Leinwand (2010) de Benjamin Stein
MAGDALENA NOWINSKA (USP)
Ficcionalidade x teor autobiográfico: o apagamento do autor em Der Tod des Widersachers, de Hans Keilson
PATRÍCIA BAIALUNA (USP)
Entre protagonista, narrador e autoria: o caso de Atemschaukel de Herta Müller (e Oskar Pastior)
HELMUT GALLE (USP)
17.30 Encerramento