Questões da literatura de Língua Inglesa: "Por que tudo mundo ama Jane Austen?”. 5a feira, 30 de setembro, 19h - 21h

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Telefone
(11) 3714-1935
Docente responsável pelo evento
John Milton
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Virtual
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Webinar: Por que todo mundo ama Jane Austen?

Quando? 30/09/21, às 19h00.
Onde? Canal da FFLCH no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCNiH334YQslyClYxjkM0X8A)

Jane Austen é um fenômeno literário e cultural global. Há sociedades devotadas ao estudo e discussão de sua obra em países tão diversos quanto Austrália, Brasil, Itália e Paquistão. Só na China contabilizam-se mais de quarenta traduções integrais de Pride and Prejudice. Há versões de seus romances para o cinema, tevê, streaming e quadrinhos. Segundo Susannah Fullerton, nem mesmo a indústria pornográfica conseguiu ficar indiferente ao sucesso de Austen, produzindo adaptações voltadas para o público adulto. Sua face se encontra estampada em camisetas, adesivos, canecas, memes do Facebook e na nota de 10 libras. No dia 30/09, promoveremos uma conversa para tentar entender por que todo mundo ama Jane Austen.

Debatedores

Maria Clara Pivato Biajoli é graduada em História e Letras pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP) e é doutora em Teoria e História Literária pela mesma universidade, tendo feito parte do doutorado na McGill University - Canadá. Escreveu sua dissertação sobre a popularidade atual da escritora inglesa Jane Austen, tendo publicado artigos em revistas nacionais e internacionais a respeito da autora, em especial na Jane Austen Society of North America. Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo e atualmente é professora de Literatura e Língua Inglesa na Universidade Federal de Alfenas, dedicando-se aos estudos de escritoras dos séculos XVIII e XIX.

Renata Cristina Colasante é tradutora, revisora e professora. Possui graduação em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2005). Atua também como Tradutora Pública pelo Estado de São Paulo e atualmente está concluindo a tradução das Cartas de Jane Austen para publicação pela Editora Martin Claret. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa e Norte-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: Jane Austen, epistolografia e tradução.

Thiago Rhys Bezerra Cass é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a atuar no Departamento de Letras Anglo-Germânicas e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

Mediação

Solange Pinheiro possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH) e pós-doutorado em Estudos da Tradução (FFLCH). É tradutora, com trabalhos mais recentes publicados pela Martin Claret, Companhia das Letras e Planeta do Brasil.

Imagem