6º Seminário Internacional FINGEO Geografia, Finanças e Desenvolvimento Desigual

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
fingeo2019@gmail.com
Docente responsável
Fabio Betioli Contel
Local
Auditório Milton Santos do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O tema da financeirização tem ganhado enorme relevância no debate público, seja na grande mídia, nos fóruns empresariais, e nas ciências sociais, incluindo a economia, a sociologia, arquitetura e a geografia humana. Desde a década de 1990, intelectuais renomados têm chamado a atenção para a importância da dinâmica financeira na determinação do poder de Estados nacionais, empresas e famílias/indivíduos.

Variáveis como crédito, financiamentos, bolsas de valores, ações e títulos financeiros têm se tornado cada vez mais centrais para o funcionamento de órgãos e autarquias públicas, empresas privadas – de todos os tamanhos – e organizações não-governamentais. No ramo da geografia das finanças, também desde a década de 1990 vem sendo escritas obras fundamentais para o entendimento destas dinâmicas, desde suas escalas mais amplas (no âmbito da geopolítica do sistema capitalista) até as mais locais, que afetam a vida cotidiana dos agentes econômicos mais simples – incluindo as populações de baixa renda – em seus respectivos lugares de vida.

 

O Seminário Internacional Geografia, Finanças e Desenvolvimento Desigual pretende retomar e ampliar as discussões propostas no campo da geografia das finanças, assim como consolidar o debate interdisciplinar que o próprio tema obriga a realizar. Os temas do evento que deverão inspirar as submissões dos resumos são os seguintes: finanças na periferia do sistema capitalista; mercados de capitais e fluxos financeiros globais; a inserção do Brasil no sistema financeiro global; a geografia dos sistemas bancários; finanças corporativas e território; informação e finanças; agentes financeiros e desenvolvimento regional; a ação do Estado e a financeirização; cidades, mercado imobiliário e finanças; finanças solidárias e alternativas; financeirização do cotidiano.

O Seminário é uma organização do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, junto com a
Global Network on Financial Geography – FINGEO (www.fingeo.net) – uma rede que reúne geógrafos e outros cientistas sociais, além de profissionais de todos os continentes para estudar a espacialidade das finanças e seus impactos na economia, sociedade e meio ambiente.

O Seminário que realizaremos em maio de 2019 será a 6ª edição do
FINGEO Global Seminar. As edições anteriores foram organizadas na seguinte sequência:

1st FinGeo Global Seminar at Beijing (China) – International Geographical Congress – 21/08/2016

2nd FinGeo Global Seminar at Massachusetts Institute of Technology (MIT) Cambridge (EUA) – Finance, Geography and Sustainability: Lessons for Urban Planning, Development and Beyond – 03/04/2017 a 04/04/2017

3rd FinGeo Global Seminar in Brussels (Bélgica) – The Financial Geographies of Europe – 04/09/2017 a 06/09/2017

4th FinGeo Global Seminar – Singapore – Conference on Global Production – 06/12/2017 a 08/12/2017

5th FinGeo Global Seminar – Brussels (Bélgica) – European Spaces of Financialization – 28/05/2018 e 29/05/2018

 

Contatos

Site do evento: www.fingeo2019.com

Email do evento: fingeo2019@gmail.com

Estrutura e calendário do evento

Seminário Internacional Geografia, Finanças e Desenvolvimento Desigual

Data: 15 a 17 de maio de 2019

Local: Auditório Milton Santos do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo

Submissão de resumos

As informações necessárias para submeter um resumo são: título, nome do(s) autor(es), texto do resumo e três palavras-chave. O texto do resumo deverá ter de 250 a 300 palavras, escrito em Word, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço entre linhas simples. Serão aceitos resumos nas línguas português e inglês, a critério do(s) autor(es).

Datas Importantes

Submissão de resumos: 06.12.2018 a 21.01.2019

Divulgação dos resultados: 04.02.2019

Inscrições e pagamentos de taxas: a partir de 05.02.2019

Evento: 15 a 17.05.2019

Taxas de inscrição

Profissionais: R$400,00

Estudantes: R$200,00