6ª Edição da Oficina Introdutória de Audiovisual do Nupepa/Imargens

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
imargensusp@gmail.com
Telefone Contato
(11) 3091-3703
Docente responsável
Prof. Dr. Álvaro Comin
Local
Prédio das Sociais (FFLCH), Sala 118. - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - CEP: 05508-010 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Oficina de Cinema Digital para pesquisadores e alunos da USP e outras entidades tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital. A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho do aluno/pesquisador na realização de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais.
A Oficina é indicada àquelas pessoas que que desejam conciliar seus objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de material audiovisual utilizando-se desde equipamentos portáteis dos mais simples, como câmeras de telefones celulares e câmeras portáteis até equipamentos intermediários e avançados de foto e vídeo como as câmeras DSLRs (digital single-lens reflex) bastante populares hoje em dia.

A sexta edição da oficina será realizada no Prédio das Sociais e possivelmente no Prédio do CTR/ECA na USP/Butantã sendo que o primeiro encontro será realizado no prédio da sociais que fica na Prof. Luciano Gualberto, 315 (a sala 118 será o ponto de encontro) – entre os dias 14/1/19 e 8/02/19. Serão quatro semanas de encontros em período integral de segundas a sexta das 15h15 às 22h00. A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. Sendo eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro, Direção, Direção de Personagens, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim proporcionar experiência em cada uma delas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer e colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo.

Os encontros são organizados de modo que sejam realizadas apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante a oficina. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante os encontros além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. (Recomenda-se que cada participante traga consigo uma pasta ou fichário para armazenar o material produzido na oficina e uma câmera ou celular (ao menos 2 por grupo, em especial a partir da segunda semana) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual.

Durante todo o período da Oficina os participantes realizarão atividades em grupo com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Serão avaliadas inscrições de pessoas e grupos. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.

Os encontros terão início às 15h15 do dia 14 de Janeiro de 2019 no prédio das sociais (sala 118).

LINK PARA INSCRIÇÃO PARA A 6ª EDIÇÃO DA OFICINA DE AUDIOVISUAL DO LAPS/IMARGENS/NUPEPA:
https://goo.gl/forms/Is5q3xhUCfTz1Pxc2

Sejam tod(a/o)s muito bem vind(a/o)s!

Imagem