Formandos de 2018 da FFLCH realizam cerimônia de colação de grau no dia 13 de fevereiro

O paraninfo será o professor e vice-diretor da Faculdade, Paulo Martins; e o patrono Fernando Haddad, do Departamento de Ciência Política, que foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. Além deles, mais 13 docentes serão homenageados

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

*Matéria editada em 12/02/2019, às 22h18

capelos voando e canudo na mão
As festividades de colação de grau e formatura são um rito de passagem. Na graduação, representa a transformação de um estudante em profissional de nível superior - Foto: Divulgação


Na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro, às 19h, acontece a cerimônia de colação de grau unificada dos formandos de 2018 da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), na Cidade Universitária.
 
O paraninfo da turma será o professor Paulo Martins, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, que também é vice-diretor da FFLCH. Para patrono, foi escolhido o docente do Departamento de Ciência Política Fernando Haddad, que foi ministro da Educação de 2005 a 2012 e prefeito de São Paulo de 2013 a 2016.

“A escolha do paraninfo foi motivada por esse ser uma personalidade que sempre ajudou os alunos, e que esteve presente na graduação de muitos que estão ali se formando”, ressalta uma das integrantes da Comissão de Formatura, a formanda do curso de Letras Carolina Xavier. Sobre a definição do nome de Haddad, a Comissão explica que “se deve tanto pela sua importância acadêmica e papel dentro da FFLCH, quanto pelas ideias defendidas por ele”.

Além do paraninfo e do patrono, mais 13 professores receberão homenagens na solenidade, que foram eleitos por causa da relevância que cada um teve na graduação dos mais de 70 formandos que quiseram participar da colação de grau. 

Valorização

professor Paulo Martins
O professor do curso de Letras Paulo Martins foi escolhido o paraninfo da turma - Foto: Arquivo Pessoal

A organização do evento é da Comissão de Formatura FFLCH 2018, que é composta por seis estudantes, com apoio da Direção da Faculdade. A decisão de realizar uma colação partiu da vontade deles de festejar o rito de passagem da graduação para a vida profissional. Ainda mais porque muitos nunca tinham feito uma celebração deste tipo no Ensino Fundamental ou no Médio.

Sempre vimos, outras faculdades, da USP mesmo, festejando o fim da graduação, com a família, com amigos e professores que estiveram presentes em toda essa jornada. Mas, na FFLCH nunca havíamos visto alguém mencionando esse tipo de evento”, destaca a formanda Carolina.

A recém-graduada em Letras conta que por causa deste desejo resolveram articular a realização do evento com outros alunos. E, como a ideia despertou o interesse de vários estudantes dos cursos da Faculdade, acabaram resolvendo organizar uma colação de grau unificada.

“Nossos cursos [Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras] têm muitas coisas em comum, as vezes até mais do que imaginamos. A decisão então seguiu essa linha de fazer algo diferente para a FFLCH e utilizando a cerimônia até mesmo como uma forma de valorização dos cursos de graduação da Unidade”, afirma Carolina.

Retomada

Atualmente, a colação é feita de forma individual na Seção de Alunos do curso, na qual acontece a leitura do juramento e assinatura da ata. Pois, somente após esta ação pode ocorrer a emissão do diploma. Na FFLCH, desde 1988 não é realizada uma cerimônia de colação de grau institucional. Em 2004, no ano das comemorações dos 70 anos de criação da USP e da Unidade, foi realizada uma colação de grau coletiva, também organizada por alunos e sem valor institucional.

Fernando Haddad
O docente Fernando Haddad foi eleito o patrono da turma. Na imagem, registro de sua participação na homenagem a Paul Singer, realizada em abril de 2018, com a professora Marilena Chauí ao fundo - Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH


Mas, a partir do segundo semestre de 2019, ano do jubileu de 85 anos, a Faculdade voltará a organizar institucionalmente este tipo de evento, inicialmente como um “piloto”. A ideia é que no término dos seus cursos os alunos manifestem o interesse em participar da solenidade de colação pela página da Graduação da FFLCH, quando forem solicitar sua diplomação. Os cursos poderão compartilhar a mesma solenidade ou não, que podem mudar de um semestre para outro.

Porém, a cerimônia não será imposta aos alunos. Eles ainda terão a opção de colar grau sem solenidade, como é feita até o momento.

A colação acontecerá no dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, São Paulo.

O evento não é de livre acesso ao público, pois o Auditório tem capacidade limitada de lugar e será dado prioridade aos familiares e amigos dos formandos que já confirmaram presença. Para verificar a disponibilidade de participar da colação, é necessário enviar e-mail para comissaoformaturafflch2019@gmail.com e aguardar uma resposta.

*Após a divulgação da colação de grau unificada, a Comissão de Formatura FFLCH informou que recebeu muitas mensagens de pessoas querendo participar do evento e, por isso, os convites se esgotaram.