SPMOB2019: (DES)Igualdades em Movimento - (I)Mobilidades e o Urbano na América Latina

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
spmobilities@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros
Auditório / Sala / Outro local
Auditório 8, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Cidade Universitária - Av Prof Luciano Gualberto, 315 - FFLCH e EACH: Rua Arlindo Béttio, 1.000 - Vila Guaraciaba
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

De 13 a 15 de março, o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o evento Segunda Escola de Ciência Avançada em Mobilidades (SPMob2019).

O encontro terá como tema “(Des)Igualdades em movimento – (I)Mobilidades e o urbano na América Latina”. O intuito é retomar e avançar os estudos da Primeira Escola de Mobilidades (SPMobilities), realizada em 2017 pelos professores da USP Bianca Freire-Medeiros e Thiago Allis.

O foco estará no par mobilidade/desigualdade, tão presente nos espaços urbanos da América Latina. Partindo do princípio que nem todos se movem com a mesma velocidade e poucos têm capacidade de gerenciar seus deslocamentos conforme seus interesses e desejos, o evento refletirá sobre as contradições e relações de poder nesse processo. Será dada atenção às maneiras de se deslocar conforme raça, gênero, geração, classe, nacionalidade, entre outros marcadores sociais, tendo como referente teórico principal o Paradigma das Mobilidades (Sheller e Urry, 2006).

A SPMob2019 convida pesquisadoras e pesquisadores, em diferentes momentos de sua formação, a examinar criticamente nossas cidades de posse das lentes das mobilidades. Sem restringir possibilidades analíticas e temáticas, queremos pensar juntos as diferenças e desigualdades em múltiplas escalas espaço-temporais. Entre alguns dos temas possíveis, estão: os marcadores sociais da diferença e suas implicações para a acessibilidade no transporte e mobilidade urbanos; a diferença mercantilizada como exotismo/erotismo nas mobilidades turísticas; o pressuposto da diferença étnico-cultural que atravessa as mobilidades migratórias; os diferentes usos do tempo – trabalho e lazer – e as mobilidades cotidianas, dentre muitos outros.

O evento é gratuito e acontece simultaneamente na FFLCH, na Cidade Universitária e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Imagem
Programação
Cartaz