Direção recebe o embaixador da Eslovênia

Alain Brian Bergant esteve na Faculdade na manhã desta sexta-feira, dia 15 de março. Atualmente, a FFLCH mantém dois convênios com instituições do país europeu: a University of Ljubljana e a Slovenian Academy of Sciences and Arts

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

A diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, recebeu a visita do embaixador da Eslovênia no Brasil, Alain Brian Bergant, na manhã desta sexta-feira, dia 15 de março, às 11h, no prédio da Diretoria e Administração da Faculdade. 
 

visita embaixador Eslovênia
Em sentido horário, a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda; o embaixador esloveno Alain Brian Bergant; e a chefe de Serviço da Comissão de Cooperação Internacional, Vivian Pamella Viviani de Castro – Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH 


O embaixador aproveitou sua vinda à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP para a abertura da exposição Liubliana de Plečnik, realizada em parceria com a Embaixada da Eslovênia, para visitar a direção da FFLCH - cujo prédio está localizado na mesma Rua do Lago, e com a qual duas instituições de ensino superior do seu país possui convênios. A mostra na FAU aborda a vida e a obra do maior arquiteto esloveno, Jože Plečnik (1872-1957), e será exibida até o dia 29 de março. 

No encontro, não foi assinado nenhum novo convênio entre a Faculdade e instituições da Eslovênia. Porém, durante a conversa, foi comentado sobre a possibilidade de ampliar a cooperação acadêmica entre o Brasil e o país europeu, como a ideia da criação do Leitorado da Língua Eslovena na FFLCH – citada por Bergant em entrevistas concedidas por ele à imprensa brasileira.

A diretora Maria Arminda agradeceu o interesse, disse que a Faculdade está aberta às novas parcerias e pediu que a Embaixada apresentasse uma proposta sobre a questão, para que o assunto pudesse ser melhor avaliado internamente pelos órgãos colegiados da Unidade.

Cinco mil eslovenos 

A Eslovênia possui uma população de um pouco mais de 2 milhões de habitantes e seu território tem cerca de 20 273 km². Segundo dados da Embaixada da Eslovênia, a maioria dos eslovenos e seus descendentes vivem no estado de São Paulo. Há aproximadamente cinco mil eslovenos morando no Brasil. 

Bergant está atuando no Brasil desde o início de novembro de 2015 e, antes, esteve no mesmo cargo na Finlândia, Hungria, Albânia e Macedônia. A Embaixada que dirige em Brasília também é responsável pela Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. Pois, o país europeu mantém apenas duas embaixadas na América Latina, uma em Brasília e outra em Buenos Aires.

Ele é formado em Direito e Arquitetura, além da sua língua materna, o esloveno, fala muito bem português, inglês, italiano, sueco, croata, macedônio, alemão, holandês, norueguês e dinamarquês. Em entrevistas à imprensa, o embaixador já declarou gostar muito da cultura brasileira (música, cinema, literatura e artes), comida, língua, receptividade das pessoas. 
 

universidade da Eslovênia
Fundada em 1919, a University of Ljubljana é a mais antiga instituição de ensino superior da Eslovênia. Possui mais de 40 mil alunos de graduação e de pós-graduação. No semestre passado, a Universidade recebeu dois estudantes da FFLCH para realizar intercâmbio acadêmico – Foto: Divulgação Site University of Ljubljana


Convênios vigentes 

Atualmente, a Faculdade mantém dois convênios com instituições de ensino superior da Eslovênia: a University of Ljubljana e a Slovenian Academy of Sciences and Arts

Ambos os convênios contemplam todas as áreas de pesquisas da FFLCH e são destinadas aos docentes, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e aos membros da equipe técnico-administrativa. A vigência é até o ano de 2021. 

A Faculdade ainda não recebeu nenhum aluno da Eslovênia. Porém, no segundo semestre de 2018, a FFLCH enviou dois alunos para aquele país, que foram para a University of Ljubljana