Fernando Schüler debate "O progressista de ontem e o do amanhã"

Início do evento
E-mail
rite.teoriacritica@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Rúrion Melo
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 8
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O Grite (Grupo Interdisciplinar de Teoria Crítica) convida o Prof. Fernando Schüler (Insper) para debater o livro "O progressista de ontem e o do amanhã: desafios da democracia liberal no mundo pós-políticas identitárias", do cientista político estadunidense Mark Lilla.

Fernando Schüler é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na Universidade Columbia. Foi Diretor Executivo da Fundação Iberê Camargo (1999-2006), Diretor Geral do Ibmec (2011-2014), e também Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (2007-2010). É colunista da Folha de São Paulo e curador do Fronteiras do Pensamento.

Mark Lilla, doutor pela Universidade Harvard, é atualmente professor da Universidade Columbia. É especialista em história intelectual, com foco no pensamento político e religioso ocidental. Além de "O progressista de ontem e o do amanhã: desafios da democracia liberal no mundo pós-políticas identitárias" (Cia das Letras), é autor de "A mente naufragada: sobre o espírito reacionário" (Record) e "A mente imprudente: os intelectuais na atividade política" (Record), entre outros.

Em 2016 Mark Lilla causou polêmica por assinar um artigo no New York Times defendendo que a vitória de Donald Trump ocorreu por conta da candidata democrata, Hillary Clinton, se fixar nas questões identitárias. O Partido Democrata teria se tornado apenas um porta-voz dos grupos minoritários, sem buscar um diálogo com setores mais amplos da sociedade (ou sequer entre os próprios grupos). O livro "O progressista de ontem e o do amanhã" desenvolve ideias apresentadas nesse artigo sobre os impactos das políticas identitárias na democracia estadunidense.

Fernando Schüler, por sua vez, escreve um artigo na Folha de S. Paulo em 2017 onde debate as ideias de Lilla e como essa nossa forma de movimentos sociais e atuação política tem causado impactos também na democracia brasileira. Desde então, esse é um tema recorrente em seus artigos e falas públicas.

Artigo de Lilla no NYT:
https://www.nytimes.com/2016/11/20/opinion/sunday/the-end-of-identity-l…

Artigos de Schüler:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/12/1941563-obsessao-com…

https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc/democracia-identidades-e-a-il…

Imagem