Faculdade publica cartilha voltada ao acolhimento sobre saúde mental

O material está sendo enviado pelos Correios a todos os estudantes. Os docentes e servidores técnico-administrativos da Faculdade vão receber o material presencialmente

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

cartilha


A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP publicou a cartilha FFLCH PELA VIDA. O material faz parte do FFLCH PELA VIDA, que é um conjunto de ações relativas à saúde mental voltadas ao acolhimento (veja mais no final do texto) da comunidade de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da FFLCH. 

Desde o final de outubro, a cartilha está sendo enviada pelos Correios a todos os estudantes de graduação, quase 9.300 nos cinco cursos – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras –, por ordem alfabética. Em seguida, será enviada também aos alunos dos 23 programas de pós-graduação da Faculdade, mais de 2.800 pessoas. Na Faculdade, o trabalho de envio está sendo organizado e realizado pela equipe da Assistência Acadêmica e da Assistência Administrativo, via Serviço de Expediente.

Os docentes e servidores técnico-administrativos da Faculdade vão receber presencialmente, já que, aos poucos, estão retornando às atividades presenciais.

Um dos alunos que já recebeu a cartilha em casa compartilhou e marcou o perfil da Faculdade no Instagram (@uspfflch). Por isso, foi pedido a ele comentar o que achou da iniciativa. 

"As universidades públicas brasileiras foram idealizadas a partir da preocupação com uma tríade de elementos: ensino, pesquisa e extensão. Os recentes eventos que abalaram nosso cotidiano fizeram com que tivéssemos de calibrar nossa perspectiva sobre a vida na universidade, e agora sinto que as instâncias gestoras estão começando a dar a atenção devida ao elemento mais importante da nossa comunidade universitária: as pessoas. Não adianta pensar na universidade apenas por uma perspectiva burocrática e produtivista. É essencial vê-la como ambiente de encontro de subjetividades sujeitas aos inúmeros dilemas políticos e sociais da nossa contemporaneidade. Pensar nas pessoas e em sua saúde mental é essencial. A campanha "FFLCH pela Vida" é precisa ao tratar desse assunto delicado, urgente e primordial à nossa comunidade universitária", Cleidson Borges, 26 anos, bacharel em Ciências Sociais e estudante da licenciatura.

 

STORY
Story feito em 17/11, pelo aluno Cleidson 


Ponto de partida

A necessidade de implantação destas ações relativas à saúde mental surgiu após casos de suicídio ocorridos no primeiro semestre de 2021 envolvendo estudantes da Faculdade, dentro de um contexto de mais de um ano do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

As restrições sanitárias trouxeram muitas mudanças como, por exemplo, aulas e o trabalho sendo realizados de forma remota, e as pessoas passaram a lidar com questões que o período pandêmico trouxe: doença, distanciamento social, falta de lazer, notícias negativas, disputas políticas no cenário nacional, falta de vacinas, incertezas sobre o futuro etc.

A ideia de produzir esta cartilha surgiu durante a reunião emergencial sobre as questões relativas à saúde mental na FFLCH, realizada no dia 31 de maio, na semana em que ocorreu um dos casos citados.  

Depois da reunião, funcionários de diversos setores da Faculdade se reuniram para dar continuidade à iniciativa da cartilha. Durante o mês de junho, foi feita a parte de pesquisa, composição/escrita e diagramação. No mês seguinte, o material foi avaliado e revisado por Institutos da USP: Instituto de Psicologia (IP) e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IPq).

Após o parecer dos Institutos, a equipe de coordenação da cartilha fez a edição e finalizou o trabalho em agosto. Em seguida, o material passou pelo processo de Compras – que consiste desde a solicitação de impressão da cartilha até a contratação do fornecedor para realizar este serviço, que foi concluído no final de setembro. 

A decisão de imprimir esta cartilha tem o intuito dela ser um material de consulta fácil, o que muitas vezes a versão eletrônica não consegue ser por falta de conexão com a rede ou pouco espaço de armazenamento de dados. E o seu envio aos estudantes tem o intuito de levar um pouco de acolhimento em forma de conteúdo informativo.

Porém, o conteúdo não ficará obsoleto, pois será atualizado no site fflchpelavida.fflch.usp.br, no qual estão disponíveis também informações adicionais, como vídeos, por exemplo.
 

story 3
Sumário da cartilha no story do aluno Cleidson 



Em paralelo às ações do FFLCH PELA VIDA, o diretor da Faculdade, Paulo Martins, escreveu um artigo a respeito, publicado inicialmente na Folha de S.Paulo, em 11/07/2021, e depois no Jornal da USP, em 27/07/2021. No texto, Martins resume as ações que foram propostas e finaliza dizendo que "E assim devemos entender esse momento como um ponto de partida, para que não tenhamos mais dias tão tristes, fazendo perdurar por todo o ano o Setembro Amarelo, a campanha brasileira de prevenção ao suicídio".

Confira todas as ações do FFLCH PELA VIDA:
a) cartilha de informações básicas a respeito de como agir, ajudar e encaminhar questões relativas à saúde mental;
b) pesquisa para levantamento da situação de sofrimento de estudantes, docentes e servidores para obter dados a respeito da questão na FFLCH;
c) criação de canal de comunicação direta (telefone, WhatsApp, e-mail e site);
d) elaboração de um programa de tutoria dos docentes da FFLCH aos estudantes, com a intenção de aconselhá-los e ajudá-los em situações-limite na vida acadêmica e na perspectiva pessoal;
e) a partir dos dados fornecidos pela Superintendência de Assistência Social (SAS), planejar visitas ao Conjunto Residencial da USP (CRUSP) para que a direção acompanhe a situação de qualidade de vida dos seus estudantes que residem no local, levantando demandas e as encaminhando aos órgãos competentes;
f) realização de rodas de conversa e seminários em parceria com órgãos da FFLCH e da USP, e com as entidades de representação docente, funcional e estudantil – isso foi iniciado com a realização do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia, nos dias 1º, 14 e 29 de setembro; e
g) ampliação de ações de inclusão acadêmica a partir do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (PAECO) e de Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA).

Além da versão impressa, a cartilha pode ser acessada pelo site https://fflchpelavida.fflch.usp.br, clicar no item cartilha, que está no menu, e escolher o formato desejado para visualização. Ou clicando diretamente nos links dos formatos: formato revista ou formato PDF.