Seminário África na FFLCH apresenta pesquisas sobre o continente africano e estudos afro-brasileiros

Serão apresentados 62 trabalhos desenvolvidos por alunos ou ex-alunos da Faculdade em 15 mesas, com diversas temáticas, como: olhares femininos, diáspora e migração; colonialismo, política e memória; estudo das línguas faladas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 *Matéria atualizada em 22/10/2021, às 22h15
 

Mapa da África
Foto: Wikipédia


De 25 a 27 de outubro, o Centro de Estudos Africanos (CEA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o III Seminário África na FFLCH com apresentação de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, recém concluídas ou em andamento sobre temas relacionados ao continente africano e aos estudos afro-brasileiros. A transmissão do evento, que será totalmente virtual, será pelo canal da FFLCH no YouTube. 

O seminário tem por objetivo promover a troca de experiências, mapear as pesquisas desenvolvidas na FFLCH e divulgá-las para os estudiosos da área de fora da faculdade, estimulando os diálogos interinstitucionais.

Serão apresentadas 62 pesquisas desenvolvidas por alunos ou ex-alunos da Faculdade em 15 mesas, em que cada uma corresponde a uma temática, como: olhares femininos, diáspora e migração; colonialismo, política e memória; estudo das línguas faladas; entre outras.

São 10 pesquisas de iniciação científica, 19 de mestrado, 28 de doutorado e 5 de pós-doutorado. As inscrições para apresentação dos trabalhos estiveram abertas no período de 30 de agosto a 10 de setembro. 

Confira no Caderno de Resumos do III Seminário África na FFLCH mais informações sobre as pesquisas e as temáticas das mesas. 

A diretora do CEA e professora do Departamento de História, Marina de Mello e Souza, que está organizando o evento, comenta sobre a importância de se estudar a África nos tempos atuais e a relevância de eventos como esse. 


"A FFLCH é pioneira nos estudos sobre África no Brasil, e o CEA é um dos primeiros centros brasileiros de pesquisa voltados para o continente africano. O presente seminário, no qual são apresentadas pesquisas em todos os níveis, comprova o vigor dessa área de estudos em vários departamentos da FFLCH. Por meio dele poderemos ter uma ideia da variedade de temas abordados, confirmando o dinamismo dessa área de estudos, que cresceu de maneira surpreendente nos últimos 15 anos. Entender o continente africano amplia os horizontes do conhecimento elaborado a partir de perspectivas ocidentais, o que contribui para uma visão mais complexa da vida humana e da realidade brasileira em particular", comenta a docente de História da África.
 

Centro de Estudos Africanos

O Centro de Estudos Africanos (CEA), criado em 1965, obteve autorização para seu funcionamento em 1969, constituindo-se, atualmente, em Centro Interdepartamental/Intraunidade da FFLCH – e encontra-se instalado em dependências desta Faculdade.

Conforme seu regimento, O Centro tem por finalidades principais: difundir a realidade africana através de cursos, conferências, encontros e publicações; promover e incentivar, no âmbito da Universidade de São Paulo, o estudo, a pesquisa e a especialização sobre as sociedades africanas e suas problemáticas, desdobramentos e influência manifestadas no continente africano e fora dele; favorecer, organizar, orientar e promover o desenvolvimento de especialistas; incentivar a publicação de trabalhos científicos, didáticos e informativos concernentes ao seu campo de atividades; manter e incentivar intercâmbios e relações científicas, acadêmicas, culturais e artísticas com instituições congêneres ou relacionadas com os objetivos do Centro, nacionais ou estrangeiros; prestar serviços especializados de assessoria e de extensão à comunidade; apoiar os órgãos públicos, através da pesquisa, assessoria e difusão de conhecimentos, no sentido de que levem em conta os aspectos da realidade africana estudados pelos pesquisadores do CEA; manter biblioteca, documentação e dados especializados.

Clique aqui para acessar os links das mesas de apresentação, que serão transmitidas ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube. 

Mais informações: cea@usp.br