Sismologia da performance: Napedra 20 anos

Início do evento
Final do evento
E-mail
pamillaribeiro@usp.br
Docente responsável pelo evento
John C. Dawsey
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Evento online via zoom
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

20 anos de reflexões em antropologia e performance

Três semanas de programação, dezenas de mesas de debates, rodas de conversa e apresentações performáticas marcam a comemoração dos 20 anos do Napedra USP com pesquisadores do Brasil e do exterior.

Entre os dias 22 de novembro e 10 de dezembro de 2021, acontece o evento: "Sismologia da performance: Napedra 20 anos", que comemora os 20 anos do Núcleo de Antropologia Performance e Drama da USP. O evento reúne pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e do exterior para debater as temáticas mais contemporâneas envolvendo antropologia, performance, artes e suas interconexões. O evento acontece online pelo link: bit.ly/napedra

A programação conta com debates, performances e rodas de conversa sobre diferentes temáticas envolvendo filmes, imagens, performances narrativas, corpos em cena, teoria queer, necropolítica, performance e trauma, gênero da pandemia, cartografias feministas, etnografias à deriva, performances decoloniais, estudos amefricanos, performance afro-ameríndia, perspectivismo, antropoceno, ancestralidade, afrofuturismo, dentre outros.

Coordenado por John C. Dawsey, o Napedra surge do encontro de antropólogos em busca de conhecimentos produzidos nas oficinas de arte, com artistas em busca dos saberes associados ao ofício dos antropólogos. Trata-se do primeiro núcleo de pesquisa em antropologia e performance no Brasil.

O Napedra tem sido pioneiro em estudos de performance na antropologia brasileira. Organizou eventos que marcam o campo, tais como o Encontro Internacional de Antropologia e Performance – EIAP (2011), o I Encontro Nacional de Antropologia e Performance – ENAP (2010), os Encontros com Richard Schechner (2013), e os eventos Napedra em Performance: Criações 1-11 (2014-2020).

Entre as artes e as ciências, o conceito de performance adquire formas variadas, cambiantes e híbridas. Há algo de não resolvido neste conceito que resiste às formulações definitivas e delimitações disciplinares. A partir de diferentes campos do saber e expressão artística – teatro, música, artes performativas, antropologia, sociologia, psicanálise, linguística, estudos decoloniais, feminismo, teoria queer – formula-se o conceito de performance.

Imagem
Flyer de divulgação