Áfricas contemporâneas. Do continente às diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos

Início do evento
Final do evento
E-mail
africascontemporaneas@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Eduardo Donizetti Girotto
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Vários locais
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O evento pretende abrigar um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas. Para tanto, serão convidadas e convidados pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Cabo Verde, Egito e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, bem como da Inglaterra, que, em suas obras, no campo acadêmico, no campo da intervenção social e política, nas artes ou nas produções culturais, colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade bem como a diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade, da fragilidade do continente (econômica, social e intersubjetiva) e da subalternidade das suas populações no mundo. Visam, nesse sentido, desmistificar a compreensão de Áfricas e das diásporas desde a perspectiva do colonialismo.

Serão trazidos à cena os movimentos políticos e sociais que se dão nas sociedades africanas atuais; as produções intelectuais a partir do próprio continente e de suas trocas, deslocamentos e fricções; as territorialidades e subversões do espaço; o racismo e as desigualdades contemporâneas; gênero e diásporas africanas; a memória a partir de documentos históricos africanos; o papel das artes na produção de escritas e registros múltiplos. Tais temas provocarão debates que fazem tanto pensar a pluralidades de realidades africanas atuais como seus aportes para refletir dimensões universais em diferentes campos do saber e do fazer a partir de Áfricas.

A vinda das convidadas e dos convidados fomentará um intercâmbio necessário com pesquisas acadêmicas e criações artísticas e culturais brasileiras heterogêneas, que poderá se desdobrar no estabelecimento de convênios internacionais.
Com este intuito, o evento terá um formato híbrido que dialoga com as diferentes expressões e produções trazidas pelas convidadas e pelos convidados, assim como com o diverso público com quem o evento pretende estabelecer interlocuções.
O encontro será composto por conferências, mesas-redondas, colóquios, oficinas, intervenções, performances, projeções audiovisuais, exposições e apresentações musicais que transitarão entre a produção acadêmica e a arte, constituindo pontos de contato e tensionamentos, e que ocorrerão em diferentes lugares e territórios da cidade de São Paulo (Brasil), com duração de 9 dias, no período de 10 a 19 de outubro de 2019. O evento será gratuito.

O público-alvo do evento será de estudantes de graduação e de pós-graduação, estudantes de nível médio e técnico, professoras e professores, educadoras e educadores sociais, pesquisadoras e pesquisadores, artistas, produtoras/produtores e agitadores culturais, coletivos, movimentos, comunidades, organizações, ativistas e demais pessoas interessadas na temática.