Curso na FFLCH ensina a prática milenar japonesa de realização da Cerimônia do Chá

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever até o dia 3 de março. Curso ocorre aos sábados, das 10 às 12 horas, neste primeiro semestre de 2024

Por
Thais Morimoto
Data de Publicação
Editoria

Cerimônia do Chá
II Semana da Cultura Japonesa, com demonstração da Cerimônia do Chá da turma de 2023. Foto: Arquivo pessoal/Junko Ota

O Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o primeiro módulo do curso Cerimônia do Chá, com inscrições abertas até o dia 3 de março. A iniciativa é aberta a todos os interessados, tanto da comunidade USP quanto do público externo e oferece certificado.
As aulas serão ministradas aos sábados, das 10 às 12 horas, entre 9 de março e 22 de junho, na Casa de Cultura Japonesa, localizada na Cidade Universitária, Butantã. Haverá sorteio de vagas para um aluno USP e uma pessoa da terceira idade.

No curso, os alunos aprendem os processos para realização da Cerimônia do Chá (otomae) desde a preparação até a etiqueta e ritualística milenares. A coordenadora do curso e professora Junko Ota, da área de Língua e Literatura Japonesa, recomenda o curso para “qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a Cerimônia do Chá e a cultura japonesa que está imbuída em seus princípios e suas práticas. É uma arte tradicional milenar, mas que é apreciada e praticada ainda nos dias de hoje”. 

O aluno de Letras Gabriel Kudo Isuka participou do curso no ano passado e contou a experiência: “Quando me inscrevi para o curso, já tinha alguma curiosidade pelas artes tradicionais japonesas, mas não esperava que fosse gostar tanto. Percebo que, no cotidiano, muitas vezes não conseguimos encontrar um sentido para as tarefas que precisamos desempenhar, o que acaba produzindo frustração e nos imergindo em preocupações, impedindo-nos de desfrutar até mesmo das coisas de que mais gostamos. Por isso, o que mais admiro na Cerimônia do Chá é a atribuição de tantos significados a atos simples, como preparar o carvão do fogareiro, limpar os utensílios ou beber uma tigela de chá. Creio que, por incentivar que se valorize a companhia dos outros praticantes e a dedicação ao momento presente, a prática do chadô me ajuda a lidar melhor com esse sentimento de alienação que às vezes surge, e parece ser comum a muitas pessoas”.

Ota explica que “é considerada base da Cerimônia do Chá o espírito de wakeiseijaku (和敬清寂), que significa, em seus quatro ideogramas, harmonia, respeito, pureza e tranquilidade, que são conceitos prezados para a recepção do anfitrião ao visitante, a ambientação da sala de chá como espaço para o convívio, a disposição de objetos que se encontram na sala de chá. A Cerimônia do Chá é uma prática ritualística de preparação e degustação do chá, que é matcha (chá verde em pó), e traz em sua tradição muitas referências culturais do Japão, inclusive do zen budismo”. 

Monica Urasaki, ex-aluna da Faculdade de Educação da USP e participante do curso no ano passado conta que a Cerimônia do Chá é “uma prática milenar repleta de significados e, em cada gesto, a sutileza, o cuidado, a leveza e a consciência da efemeridade do momento e da vida capturados simbolicamente em sabor, aroma e sentimento”. Ela ainda comenta: “Foi uma experiência incrível e ficou o sabor e o desejo de continuar trilhando esse caminho, então 2024 será mais um passo nessa jornada”.

O segundo módulo do curso acontecerá no próximo semestre e é recomendado que os alunos participem dos dois módulos em sequência. No final do ano, os alunos concluintes dos cursos da Cerimônia do Chá e de Ikebana farão uma demonstração em um evento aberto a todo o público de dentro e fora da USP.

Para realizar a inscrição acesse: sce.fflch.usp.br/node/5416
Mais informações: agenda@usp.br