FFLCH concede título de Professor Emérito a Jorge Schwartz

Homenageado por amigos e professores, Schwartz teve sua extensa carreira acadêmica reconhecida em cerimônia nesta sexta (1º)

Por
Gabriela Ferrari Toquetti
Data de Publicação
Editoria

Da esquerda para a direita, Ana Paula Megiani, Pablo Gasparini, Jorge Schwartz, Paulo Martins, Maria Arminda Arruda e Laura Hosiasson – Foto: Lívia Lemos

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP outorgou título de Professor Emérito a Jorge Schwartz nesta sexta-feira, 1º de março. A cerimônia foi realizada no Auditório Nicolau Sevcenko, no prédio de História e Geografia, e contou com a presença de outros Professores Eméritos da FFLCH e de colegas e amigos de Jorge Schwartz.

A mesa de cerimônia foi composta por Paulo Martins, diretor da FFLCH, Ana Paula Megiani, vice-diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-Reitora da USP, Laura Janina Hosiasson, professora do Departamento de Letras Modernas, Pablo Fernando Gasparini, chefe do Departamento de Letras Modernas e Marie Márcia Pedroso, Assistente Acadêmica da FFLCH. Schwartz foi conduzido pelos padrinhos Davi Arrigucci Júnior e Celso Lafer, também Professores Eméritos.

Jorge Schwartz e seus padrinhos Celso Lafer (esquerda) e Davi Arrigucci (direita) – Foto: Lívia Lemos

Pablo Fernando Gasparini, ex-orientando de Jorge Schwartz, emocionou-se ao falar do homenageado, que não apenas foi seu professor, como também é seu amigo: “Tenho muitas lembranças de momentos com o Jorge, tanto na vida acadêmica, quanto na própria vida”. Mencionou, ainda, que quatro dos cinco docentes da área de Literatura Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas foram orientandos de Schwartz.

Pablo Gasparini e Paulo Martins – Foto: Lívia Lemos

A professora Laura Janina Hosiasson, que também foi sua aluna e orientanda, destacou as diversas conquistas alcançadas pelo homenageado ao longo de sua carreira. Ela conta que a família Schwartz fugiu do antissemitismo e da Segunda Guerra Mundial para a Argentina e, mais tarde, veio ao Brasil à procura de melhores oportunidades. “Esse processo migratório e familiar determina muitas das características do percurso acadêmico e dos interesses de pesquisa de Jorge Schwartz”, explica Laura.

“Quero destacar dois aspectos sobre Schwartz: sua generosidade intelectual e seu senso de humor e ironia. Jorge está sempre disposto a dar uma dica e a partilhar um achado ou uma bibliografia que possa ser útil em pesquisas alheias, e está sempre a postos para festejar as glórias dos colegas e parceiros. Já no quesito do humor, e sobretudo na ironia, poderia afirmar que ele prefere perder uma amizade a perder uma piada”, completou com bom humor a professora, que também é uma “amiga do peito” de Schwartz, em suas próprias palavras.

Mesa de cerimônia – Foto: Lívia Lemos

Após receber seu diploma de Professor Emérito, o pesquisador relembrou sua carreira acadêmica e agradeceu as homenagens de seus colegas e amigos, em um discurso que arrancou várias risadas do público. Ao final, fez um agradecimento especial a sua falecida mãe, a fotógrafa Madalena Schwartz.

Jorge Schwartz relembrou sua carreira acadêmica e agradeceu as homenagens de seus colegas e amigos – Foto: Lívia Lemos

Por fim, a Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, fez um discurso de encerramento e reafirmou a relevância de Schwartz e de sua trajetória para a Universidade. “Eu não vim à cerimônia apenas por uma questão protocolar, mas principalmente porque admiro muito o professor Jorge Schwartz”, declarou a Vice-Reitora.

Paulo Martins e Maria Arminda Arruda – Foto: Lívia Lemos

Quem é Jorge Schwartz?

Autor de obras como Vanguarda e Cosmopolitismo na Década de 20: Oliverio Girondo e Oswald de Andrade (1983) e Fervor das Vanguardas: Arte e Literatura na América Latina (2013), Jorge Schwartz graduou-se em Estudos Latino-Americanos e Inglês pela Universidade Hebraica de Jerusalém em 1970. Fez mestrado em Letras entre 1971 e 1976 e doutorado entre 1976 e 1979, ambos na área de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Possui, ainda, dois títulos de pós-doutorado: um deles pela USP, em Linguística, Letras e Artes, e o outro pela Universidade do Texas em Austin.

Schwartz atuou como professor e pesquisador em diversas universidades, como na Universidade da Califórnia em Irvine, na Universidade Johns Hopkins e na Universidade do Texas em Austin, além da livre-docência na USP. Especialista em vanguardas latino-americanas, também trabalhou no Memorial da América Latina e foi diretor do Museu Lasar Segall de 2008 a 2018.

Ao longo de sua carreira acadêmica, o Professor Emérito escreveu mais de 150 produções bibliográficas entre artigos, livros, capítulos de livros e textos em jornais e revistas. Participou, ainda, de diversos eventos, congressos, exposições e feiras em suas áreas de atuação, que englobam principalmente as vanguardas, a relação da literatura com as artes plásticas, os estudos latino-americanos e o modernismo. Por suas inúmeras contribuições, recebeu prêmios como o ABEU, oferecido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, e o Jabuti.

---

O Serviço de Comunicação Social produziu vídeo contando a trajetória de Jorge Schwartz por meio de depoimentos dele e de seus amigos e colegas de trabalho. Confira abaixo:

Confira mais fotos do evento:

 

 

 

 

 

Fotos: Lívia Lemos