Seminário "Mulher vs Gênero"

Início do evento
Final do evento
E-mail
mariliamoscou@usp.br
Docente responsável pelo evento
Profª Drª Marília Moschkovich
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Google Meets
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Não é à toa que Judith Butler nos pergunta “quem tem medo do gênero?” em sua nova obra, lançada em 2024 pela Editora Boitempo. Da década de 1980 aos anos 2000, o conceito de “gênero” passou a mediar uma série de políticas públicas e novas formas de investigação da vida em sociedade. Mais amplo do que as perspectivas anteriores focadas apenas na “mulher”, essa nova forma de olhar desigualdades produziu também novos dilemas políticos e epistêmicos tanto no meio científico quanto no campo político. A partir dos anos 2010, contudo, uma reação conservadora anti-gênero ganhou força também em todos esses espaços (inclusive no próprio feminismo).

Esse é o contexto que Butler recupera em sua nova obra e que centra o debate do primeiro seminário aberto ao público organizado pelo recém-fundado Ímpar – Laboratório de Gênero, Sexualidade e Estudos Críticos da Família, vinculado ao Departamento de Sociologia da FFLCH/USP e ao CNPq e liderado pela Profª Drª Marília Moschkovich. Como parte das reflexões necessárias do mês da mulher neste ano de 2024, o debate questiona: quais as implicações políticas e teóricas de uma política feminista focada na categoria “mulher” versus uma política feminista que se estrutura pela categoria “gênero”?

A convidada do dia é Amanda Palha, militante travesti vinculada à ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Mulheres Trans) de Pernambuco, que assinou a orelha da edição brasileira da obra de Butler. A mediação fica a cargo da Profª Drª Marília Moschkovich, docente do departamento de Sociologia da FFLCH/USP e coordenadora do Ímpar. O apoio à divulgação é da editora Boitempo.

Para participar, é preciso realizar inscrição antecipada, pois o evento não será transmitido ao vivo. As inscrições devem ser feitas até as 13h do dia do evento, no link https://sociologia.fflch.usp.br/mulhervsgenero. O link da sala online reservada será enviado aos inscritos até 2h antes do início. Serão oferecidos certificados aos inscritos presentes, para 2h de atividade.

---

O Ímpar é um laboratório de pesquisas em ciências sociais e humanidades, de abordagem transdisciplinar, do qual participam pesquisadores doutores e em nível de doutorado, além de seus respectivos orientandos, de diferentes partes e universidades do país. Idealizado e coordenado pela Profª Drª Marília Moschkovich, do departamento de Sociologia da FFLCH/USP, o laboratório celebra seu primeiro ano de vida iniciando uma série de seminários mensais online abertos ao público.

Registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, o Ímpar articula pesquisas que trançam – ou transam – os temas de gênero, sexualidade e estudos críticos da família a partir de três grandes eixos:

I. Família, parentalidades e conjugalidades – eixo que agrupa pesquisas que se aprofundam sobre as novas formas de convivência, casamento, afetos, poliamor, organização das famílias e grupos familiares, práticas sexuais e temas correlatos, a partir dos debates de gênero e sexualidade.

II. Estado e família – eixo dedicado às relações entre Estado e família, mediados pelos estudos de gênero e sexualidade.

III. Estudos críticos da família – eixo que engloba contribuições teóricas e empíricas que examinam o lugar da instituição “família” na sociedade contemporânea, sua história e origem histórico-social, sua função na estrutura e organização política, cultural, social e religiosa, e indaga sobre as possibilidades de organizações sociais que não utilizam a família como eixo central.