A Salônica Judaica através de Cartões Postais Históricos

Início do evento
Final do evento
E-mail
cejudaic@usp.br
Docente responsável pelo evento
Profª. Drª. Suzana Chwarts
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 008
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Dia 01/04, segunda-feira, o Prof. Dr. Gabriel Mordoch, do Frankel Center for Judaic Studies da Universidade de Michigan, Estados Unidos, apresentará a palestra: "A Salônica Judaica através de Cartões Postais Históricos", na sala 008 do Edifício de Ciências Sociais e Filosofia da FFLCH, das 19h30 às 21h.

A apresentação se centrará na análise de uma série de cartões postais históricos que retratam a presença dos judeus em Salônica (hoje Thessaloniki, Grécia), cidade otomana onde, desde o início do século XVI até à década de 1920, os judeus sefarditas falantes de Ladino foram o maior grupo étnico, ficando por isso conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs”.

A apresentação será da Profª. Drª. Suzana Chwarts.

Haverá transmissão online pelo link: bit.ly/SalonicaCEJ.

Sobre o palestrante: Gabriel Mordoch é doutor em Estudos do Mundo Lusófono pela Ohio State University (2017), mestre em Línguas Judaicas pela Universidade Hebraica de Jerusalém (2011) e licenciado em Estudos Judaicos pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente, na biblioteca da Universidade de Michigan, Gabriel é o curador da Coleção de Estudos Judaicos, gere o Guia de Investigação de Estudos Judaicos e contribui para o blog Beyond the Reading Room. É também professor do idioma Ladino (Judeo-Espanhol) para alunos de graduação e pós-graduação na mesma universidade.

Imagem