Jornada e Estudos Mitopoéticos

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
estudosmitopoeticos@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Maria Zilda da Cunha
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Prédio de Letras
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Grupo de Estudos Mitopoéticos (GEM), linha subordinada ao Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens III (CNPq/USP), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), liderado pela Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha, realizará a sua II Jornada de Estudos Mitopoéticos. O tema da jornada será O Senhor dos Anéis: 70 anos de A Sociedade do Anel. O evento será realizado na Universidade de São Paulo em 25 e 26 de julho de 2024, e contará com um pequeno número de apresentações online e uma maior parcela de comunicações presenciais.

A II Jornada de Estudos Mitopoéticos contará com um número restrito de comunicações online no período da manhã do dia 25 de julho, exclusivamente para aqueles que residem fora do estado de São Paulo, e com um número maior de comunicações presenciais que ocorrerão no período da tarde dos dias 25 e 26 de julho. As vagas da modalidade presencial não estão condicionadas ao local de residência do candidato.

As comunicações terão dois eixos temáticos. O primeiro será voltado exclusivamente para trabalhos com foco em A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien: as comunicações desse eixo poderão ser na modalidade online (manhã de 25 de julho) ou presencial (exclusivamente no dia 26 de julho); o segundo eixo temático será dedicado a trabalhos que versem sobre o tema “início de jornadas” na literatura, podendo ser sobre a obra de Tolkien ou não, mas dentro dos gêneros mencionados (mito, literatura de fantasia, contos de fadas e afins). As comunicações do segundo eixo poderão ser na modalidade online ou presencial (exclusivamente no dia 25 de julho).

As comunicações deverão ter no máximo 20 minutos e será cobrada uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) dos comunicadores que tiverem seus trabalhos aprovados. Caso o candidato apresente uma proposta, e ela não for aceita, não haverá cobrança. Além disso, haverá uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os ouvintes que solicitarem certificados. Ouvintes que não optarem por receber os certificados terão entrada e acessos francos, respeitadas as capacidades das salas.
Visto que o grupo se situa na linha de pesquisa de “literatura e outras formas do saber”, a proposta da jornada está aberta a outras disciplinas em diálogo com os estudos literários, compreendendo as diversas expressões artísticas (cinema, séries, quadrinhos etc.) e outros campos do conhecimento (filosofia, história, filologia, ciências sociais, entre outros).

Imagem