Lançamento do livro "História dos Judeus de Pernambuco" do Prof. Dr. Jacques Ribemboim

Início do evento
Final do evento
E-mail
cejudaic@usp.br
Docente responsável pelo evento
Profª. Drª. Suzana Chwarts
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório 024
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

No dia 24/04, das 19h30 às 21h, o Prof. Dr. Jacques Ribemboim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, fará o lançamento de seu livro "História dos Judeus de Pernambuco", no auditório 024 do Edifício de Ciências Sociais e Filosofia da FFLCH.

A obra oferece uma análise que abrange mais de 500 anos de presença das comunidades de cristãos-novos e judeus em Pernambuco, em diferentes fases e contextos do seu estabelecimento, destacando personagens marcantes e histórias que moldaram a cultura e a identidade do povo nordestino.

Apresentando uma narrativa rica em detalhes, o autor revela aspectos pouco conhecidos da história do Brasil. Por exemplo que, por volta de 1560, a então Vila d’Olinda abrigava a maior comunidade criptojudaica das Américas, ressaltando a importância dos olindenses na transição do judaísmo da Europa para o Novo Mundo.

Haverá transmissão online pelo link: https://bit.ly/JudeusPE_CEJ

Sobre o palestrante: Jacques Ribemboim é formado em engenharia mecânica, economia e engenharia de petróleo, e possui os títulos de Mestre em Economia Ambiental pela University College London e de Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-doutorado em sistemas produtivos locais pela Université Pièrre Mendes France. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, membro da Academia Pernambucana de Letras e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Imagem