O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED-USP) é um evento acadêmico organizado por pós-graduandos/as do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FLP-USP). Seu objetivo é promover o diálogo entre distintas abordagens teóricas e metodológicas de estudos do texto e do discurso, integrando alunos/as de diversos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo e de outras instituições.
Com edições desde 2009, o evento visa a incentivar o debate dos diferentes olhares epistemológicos e dos variados objetos de análise que caracterizam o estudo da produção contextualizada de sentido. Para tal, o evento acolhe, em especial, docentes e alunos/as da USP, bem como de pesquisadores/as consagrados/as de universidades do Brasil e do exterior convidados/as para a realização de mesas e conferências. Hoje, o sucesso e a aceitabilidade do EPED no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos/as dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Linguística e Literatura.
Em 2024, o EPED chega à sua décima quarta edição com o tema Discurso e desordem informacional. Busca-se, com esse tema, propiciar, nas mesas e nas conferências, uma reflexão ética e estética sobre a constante disputa no espaço público entre informação e desinformação, entre a ciência institucionalizada e o negacionismo, e entre a (auto)crítica, o ceticismo e os fundamentalismos. Encontramo-nos diante de novas problemáticas, como o sucesso de estratégias de marketing digital apoiadas em dark posts e no uso de robôs para repostagem de notícias em massa em campanhas políticas; a disseminação de discursos de ódio que, com os filtros e os algoritmos das redes sociais, criam os chamados “consensos artificiais”; e o enorme compartilhamento de conteúdos negacionistas na internet, que hoje são discutidos não só pelas ciências humanas, mas também por outras áreas do conhecimento. Se a informação caminha a passos largos, a desinformação parece ter pegado carona na velocidade da luz. Entre caminhos tortuosos, o questionamento que fica é: qual percurso trilhar e como não se perder na ascensão do obscurantismo? São sobre esses pontos que buscamos promover reflexões nesta edição do EPED.
A realizar-se nos dias 20 e 21 de agosto de 2024, o XIV EPED convida pesquisadores/as vinculados/as à Universidade de São Paulo e a outras instituições a debaterem as suas pesquisas cujo foco sejam questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais.
Ressaltamos que o tema norteador da edição se aplica apenas às conferências e às mesas. Os trabalhos submetidos para comunicação oral podem versar sobre qualquer objeto pertinente aos estudos discursivos, textuais, semântico-pragmáticos e interacionais.