Renato Janine Ribeiro se torna membro da Academia Brasileira de Ciências

Professor de Filosofia na USP, ex-ministro da Educação, escritor e colunista brasileiro passa a representar a área de Ciências Sociais na importante entidade de ciência do país

Por
Pedro Seno
Data de Publicação
Editoria

Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi eleito para ocupar uma cadeira na área de Ciências Sociais da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua posse ocorreu em primeiro de janeiro deste ano, portanto já é membro da categoria “Titular” da ABC. O professor participou da cerimônia de apresentação dos novos membros no dia 8 de maio na Escola Naval do Rio de Janeiro.

O professor comentou sobre o sentimento de tornar-se membro da ABC: 

“Sinto-me bastante orgulhoso com minha eleição como membro da Academia Brasileira de Ciências, não apenas por mim, mas também pelo que simboliza: mais de um século após sua criação (em 1916), finalmente a prestigiosa ABC acolhe um representante da Filosofia. Com efeito, a entrada das ciências humanas e sociais somente ocorreu há um quarto de século, mas o ingresso de filósofos não tinha ainda ocorrido. Sempre é difícil e demorado abrir-se um novo espaço, mas sabemos que é assim que as coisas mudam. A ABC constitui um espaço relevante de diálogo entre diferentes, um território necessariamente interdisciplinar, e atua em conjunto com a SBPC - respeitadas as distinções entre as duas sociedades - na defesa das pautas da ciência e da democracia”.

Academia Brasileira de Ciências

Fundada em 1916, a ABC atua estimulando a produção científica e o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento no Brasil. Com propósito de difusão do conceito de ciência, a entidade independente publica trimestralmente anais contendo artigos científicos produzidos no país e no exterior.
 

Sede da Academia Brasileira de Ciências, na rua Alfândega, n° 42, Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Historicamente, a Academia buscou articular as relações entre os meios acadêmicos e o Estado, para formulação de políticas institucionalizadas de ciência brasileira. Segundo informações do site da ABC, “os membros titulares são cientistas brasileiros de consagrado merecimento” e seu prestígio pode funcionar como forma de tornarem-se representantes de suas respectivas áreas científicas no país, além de constituírem-se como intermediários no relacionamento entre a sociedade e a comunidade acadêmica brasileira. 

A cadeira de Ciências Sociais é relativamente nova na história da Academia, tendo sido oficializada como uma das suas 10 grandes áreas no ano de 2000.

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine, além de professor titular de Filosofia Política e Ética na FFLCH-USP, é escritor e ex-ministro da Educação no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff e atualmente é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Concluiu mestrado pela Universidade de Paris I - Sorbonne, e hoje é doutor pela USP, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados - USP e acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito.

Renato Janine Ribeiro em 2015, quando foi Ministro da Educação do Brasil. Foto: Wikipedia

Sua obra é marcada pelo estudo da política moderna, dentre suas publicações notórias estão Ao leitor sem medo - Hobbes escrevendo contra o seu tempo (1999) e A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000), o qual lhe conferiu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001.