Palestra Ampliação das narrativas sobre o Shinigami (“a Morte”): reflexões a partir da música popular japonesa

Início do evento
Final do evento
E-mail
cejap@usp.br
Telefone
(11) 3091-2426
Docente responsável pelo evento
Wataru Kikuchi
Local do evento
Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Kensuke Tamai
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Dentro da programação da III Semana da Cultura Japonesa da USP, o CEJAP, o curso de Letras Habilitação em Japonês e o PPG Língua, Literatura e Cultura Japonesa convidam para a palestra Ampliação das narrativas sobre o Shinigami (“a Morte”): reflexões a partir da música popular japonesa, a ser proferida pela Profa. Dra. Koko Nango, da Universidade Momoyamagakuin, Japão, em 06 de agosto, a partir das 9h, no auditório da Casa de Cultura Japonesa.
As narrativas denominadas Setsuwa (termo traduzido muitas vezes como Narrative e Folktale) fazem parte da literatura clássica japonesa e podem ser definidas sucintamente como “histórias tidas como verdadeiras e que possuem natureza de transmissibilidade”.
Nessa palestra, discutiremos sobre a possibilidade de ampliação dessa modalidade literária pelo viés temporal e espacial, tendo como objeto de análise a música “Shinigami” do cantor Yonezu Kenshi, um dos expoentes da música popular japonesa da atualidade.
Seria oportuno acrescentar que o Shinigami (死神) – a Morte – é representado muitas vezes no imaginário popular como ceifador.
A palestra será proferida em japonês, com tradução consecutiva para o português.

Koko Nango é doutora em Ciências Humanas pela Universidade de Kobe, Japão, e atualmente é professora doutora do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade Momoyama Gakuin, campus Izumi, Osaka. Suas pesquisas se estendem pela área de literatura folclórica, incluindo Setsuwa do período pré-moderno e de temática cristã. Será professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP, com subvenção da Fundação Japão, no segundo semestre de 2024.