Após o encantamento de José Celso Martinez Corrêa no ano passado, foi impossível não saudá-lo. E desde então o saudamos sempre. Sua Ethernidade ascendeu uma Luz de movimento, criação e alegria que não cessa e se reafirma toda vez que se imagina, nomeia e medita Zé. Foi nesse fluxo que fizemos essa Explosão Cultural na Filosofia no dia 13 de Novembro de 2023: olhamos, cantamos, dançamos, ouvimos e pensamos Zé y Oficina.
Dando continuidade a essa prática de integração entre USP e Teat(r)o Oficina, neste ano, faremos 3 dias de evento em 3 espaços da Universidade: na FFLCH, no CINUSP e no TUSP. Nossos objetivos são: apresentar trabalhos anteriores da companhia a antigos e novos públicos, exibindo filmes e espetáculos gravados; gerar reflexões e debates, juntando pesquisadores/professores da Filosofia, Cultura e Arte brasileiras com artistas da companhia teatral; apresentar trabalhos atuais da companhia; e criar momentos e espaços de emissão y recepção vocal, corporal y mental. Teremos Noilton Nunes, Jean Tible, Marcelo Drummond, Luiz Fernando Ramos, Marília Piraju, Letícia Coura, Cibele Forjaz e mais!
Convidamos todes que estão lendo esta mensagem a participar da segunda Explosão Cultural sobre o Teat(r)o Oficina, com voz, corpo y mente nesses três dias cheios de atividades, divididas em 3 Atos: Artaud, Ditadura e Teat(r)o. Você poderá rever ou conhecer criações históricas da companhia, assistir e participar de mesas de debate, integrar coros de músicas e danças e presenciar uma das mais recentes criações teatrais da companhia. Será intenso y extenso!
Todo o evento é aberto a todo público e todas as atividades são gratuitas. As quatro mesas serão transmitidas ao vivo no Youtube da FFLCH. Programação detalhada e mais informações abaixo.
16 de Setembro - 1º ATO - Artaud y Oficina
14h (CINUSP - Nova sala)
Exibição: “Pra Dar Um Fim no Juízo de Deus” (2015), com abertura de Roderick Himeros (Oficina)
16h30 (FFLCH - Prédio da Filosofia e Ciências Sociais - Auditório 08)
Mesa 1: “O Oficina e Seu Artaud”, com Cassiano Sydow Quilici (UNICAMP), Joana Medeiros (Oficina), Luiz Fernando Ramos (USP) e mediação de Valmir Santos (USP)
19h (FFLCH - Prédio da História/Geografia - Vão da FFLCH)
Coro no vão, com regência de Letícia Coura (Oficina)
19h30 (FFLCH - Prédio da Filosofia e Ciências Sociais - Auditório 08)
Mesa 2: “No Final do Juízo em 96”, com Celso Sim (Oficina), Marcelo Drummond (Oficina) e Pascoal da Conceição (Oficina)
17 de Setembro - 2º ATO - Ditadura y Oficina
13h (CINUSP - Nova sala)
Exibição: “O Rei da Vela (1982)” - cópia da Cinemateca Brasileira, com abertura de Noilton Nunes (diretor do filme)
16h30 (FFLCH - Prédio da Filosofia e Ciências Sociais - Auditório 08)
Mesa 3: “Tortura, Exílio e Reexistência”, com Fernanda Taddei (Oficina), Jean Tible (USP), Johana Albuquerque (USP), Marília Piraju (Oficina) e mediação de Tessa Moura Lacerda (USP)
19h (FFLCH - Prédio da História/Geografia - Vão da FFLCH)
Coro no vão, com regência de Letícia Coura (Oficina)
19h30 (FFLCH - Prédio da Filosofia e Ciências Sociais - Auditório 08)
Mesa 4: “Devorando Oswald”, com Cibele Forjaz (Oficina/USP), Letícia Coura (Oficina), San Pestana (USP) e mediação de Cleiton Zóia (USP)
20 de Setembro - 3º ATO - Teat(r)o e Oficina
20h (TUSP Butantã)
Sessão especial: PARAÍSO EM OBRAS, um conserto de Marcelo Drummond
ENDEREÇOS
CINUSP/TUSP: Rua do Anfiteatro, 109. Cidade Universitária, São Paulo-SP
Prédio da Filosofia e Ciências Sociais - Auditório 08: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315. Cidade Universitária, São Paulo-SP
Vão da FFLCH: Av. Prof. Luciano Gualberto, 338. Cidade Universitária, São Paulo-SP
TRANSMISSÕES AO VIVO (MESAS)
16/09 - https://youtube.com/live/wSGRt5vC838
17/09 - https://youtube.com/live/KClZPExPryE
AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao CINUSP e Thiago de André pela parceria; à Cinemateca Brasileira e à Sociedade Amigos da Cinemateca pela cópia de “O Rei da Vela” e pela parceria; ao TUSP, Maria Tendlau e Luiz Fernando Ramos pela parceria; e a todas as pessoas da Universidade e do Teat(r)o Oficina pela participação e pelo apoio.
O evento é aberto a toda a comunidade. As exibições de ambos os filmes e a sessão especial do conserto são indicadas para maiores de 18 anos.
Os certificados serão emitidos apenas para os ouvintes das mesas no Auditório 8 do Prédio de Filosofia.