Adrián Pablo Fanjul, professor do Departamento de Letras Modernas, como diretor; e Silvana de Souza Nascimento, professora do Departamento de Antropologia, como vice-diretora, foram eleitos em primeiro turno
No último dia 11 de setembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP decidiu quem serão seus diretores pelos próximos quatro anos. Foram eleitos Adrián Pablo Fanjul, professor do Departamento de Letras Modernas, como diretor; e Silvana de Souza Nascimento, professora do Departamento de Antropologia, como vice-diretora.
A disputa foi decidida em primeiro turno, com a chapa Por uma FFLCH Afirmativa recebendo 132 votos.
A chapa Diversidade e diálogo, dos professores Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi, do Departamento de História, e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, recebeu 73 votos.
A eleição teve início às 10 horas e se encerrou às 12 horas. Votaram 216 participantes dos 246 registrados. São eleitores todos os membros da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Unidade.
Os diretores
Adrián Pablo Fanjul possui graduação em Letras, pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado (INSP), Argentina; mestrado em Maestría En Ciencias Del Lenguaje, também pelo INSP; doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); pós-doutorado, pela Universidad de Buenos Aires, Argentina; e Livre-docência pela FFLCH.
Ingressou em 2000 como docente no Departamento de Letras Modernas da FFLCH. Como pesquisador, atua em séries discursivas e processos de referenciação no funcionamento das línguas espanhola e portuguesa na América do Sul. Desde 2019, sua pesquisa focaliza o discurso de agrupamentos de familiares de vítimas da violência de Estado.
É autor de livros e artigos em revistas especializadas, e já ministrou cursos em programas de mestrado e doutorado da Argentina e em universidades de Cabo Verde, México e Guiana Francesa.
Na FFLCH, foi chefe de departamento em duas gestões, coordenador de programa de pós-graduação e representante no Conselho Universitário.
Silvana de Souza Nascimento é graduada em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Ciências Sociais, pela FFLCH; possui mestrado, doutorado e livre-docência em Antropologia Social pela FFLCH; e pós-doutorado em Antropologia, pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.
Como pesquisadora, atua na área de Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, especialmente em temas voltados para transgeneridades, corpo, gênero, espaço e interseccionalidades.
Atualmente está na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH; faz parte da coordenação do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da FFLCH; lidera o Grupo de Pesquisa Cóccix - Estudos indisciplinares do corpo e do território; e faz parte da equipe editorial da Revista Ponto.Urbe.
Também participa como pesquisadora do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) e do grupo de pesquisa e extensão Corpas Trans e Travestis na USP.
Além de autora de livros em sua área de pesquisa, faz parte da Rede Não Cala Professoras pelo Fim da Violência de Gênero e do coletivo de Docentes Negres da USP.