Caras e caros docentes, funcionárias, funcionários e estudantes
Nossa Faculdade, como outros espaços universitários no país, está sofrendo ações provocadoras de grupos antidemocráticos. O modus operandi comum a todas essas intervenções é a captação de imagens, principalmente vídeos, para posterior divulgação e autopromoção. Os agressores provocam tentando gerar tumulto e respostas violentas, e gravam imagens em movimento para utilizá-las contra estudantes, trabalhadoras/es e docentes. A Direção levantou experiências de colegas em cargos de responsabilidade de outras instituições que estão sendo agredidas, acionou a Procuradoria Geral da USP para medidas judiciais e outras providências, manteve reuniões específicas com o pessoal de segurança e com a Guarda Universitária (GU), e encaminha à comunidade estas orientações:
1. Todo membro da comunidade FFLCH USP pode acionar a segurança do prédio quando o considerar necessário.
2. É importante que todas as pessoas da comunidade baixem o aplicativo Campus USP.
3. Caso você veja algum desses grupos fazendo gravações de vídeos de prédios e de pessoas na Faculdade, acione a Guarda Universitária pelo aplicativo Campus USP, na opção “Chamada de emergência”, e/ou acione o posto de segurança mais próximo. Gravações não autorizadas não podem ser realizadas, tanto a segurança quanto a Guarda Universitária estão instruídas para inibi-las.
4. Em caso de presença de grupos que provocam pessoas da comunidade com qualquer forma de agressão, acione a Guarda Universitária pelo aplicativo Campus USP, na opção “Chamada de emergência”, e/ou acione o posto de segurança mais próximo.
5. Não dialogue e nunca confronte os agressores fisicamente. Evite estar sozinha/o/e nessa situação, junte-se a outras pessoas da comunidade enquanto aguarda pela segurança ou pela Guarda Universitária.
6. Cabe à Guarda Universitária registrar as ocorrências, retirar as pessoas de nossos espaços e conduzi-las à delegacia, caso seja necessário.
7. Recomendamos que as pessoas agredidas (física e/ou moralmente) ou filmadas sem autorização registrem B.O. na delegacia. Condutas como injúria, calúnia, difamação, racismo, homofobia, transfobia, violência de gênero, depredação de patrimônio e difamação da instituição são passíveis de tipificação criminal. O B.O. também pode ser registrado em dias posteriores ao ocorrido.
8. A Direção deve ser informada e acionará a Procuradoria Geral se for necessário.
Direção da FFLCH, 23 de maio de 2025