Problemas, lacunas e silêncios relacionados à história dos povos originários não são novidade para aqueles interessados em uma abordagem mais ética e inclusiva dessas narrativas. Na Wikipédia em língua portuguesa e em outras iniciativas da Fundação Wikimedia, como o Wikimedia Commons e o Wikidata, essas questões são amplificadas por uma série de razões. Em primeiro lugar, pela própria dinâmica de construção colaborativa da enciclopédia, que reflete, em grande medida, as desigualdades e assimetrias presentes na produção do conhecimento histórico de maneira mais ampla. A sub-representação de editores indígenas soma-se à escassez de fontes de autoria indígena nos verbetes sobre a história dos povos originários.
Ao mesmo tempo, as formas indígenas de se relacionar com o passado e o presente apresentam uma série de desafios para o modo como estamos acostumados a pensar a produção do conhecimento histórico. Na teoria da história, tais desafios têm apontado para a necessidade de uma abertura conceitual que vise compreender outras formas de construção e partilha do conhecimento. Uma abertura que, no caso dos povos originários, exige repensar uma série de pressupostos universalizantes caros ao conhecimento histórico moderno, como a centralidade da escrita ou a naturalização de categorias como tempo e memória.
Apesar de tal estado de coisas refletir problemas próprios à construção do conhecimento histórico na academia, é possível vislumbrar caminhos que nos ajudem a produzir uma abordagem mais inclusiva sobre tais histórias. Entendendo que essas lacunas contribuem para a perpetuação de visões estereotipadas, incompletas ou mesmo distorcidas sobre suas histórias e culturas, o ciclo de oficinas Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki propõe repensar o conteúdo sobre povos originários nas plataformas da Wikimedia. Isso pode ser feito por meio da criação de novos verbetes, da revisão crítica de conteúdos já existentes e da apresentação de contrapontos que tenham como referência pessoas indígenas, organizações indígenas, associações e etc.
O objetivo é não apenas enriquecer de modo quantitativo os conteúdos sobre povos originários nas iniciativa de acesso aberto ao conhecimento da Fundação Wikimedia, mas também dialogar com os debates contemporâneos na teoria da história, que questionam as hierarquias do conhecimento e defendem a pluralidade de vozes e perspectivas na construção do saber histórico. Embora editores não indígenas devam desempenhar um papel fundamental na ampliação de verbetes relacionados aos povos originários nos projetos Wikimedia, é essencial pensar em estratégias para promover a inclusão de mais editores indígenas escrevendo sobre suas próprias comunidades, histórias e saberes. Aumentar a conscientização pública sobre essas narrativas pode ajudar a desconstruir estereótipos que simplificam e generalizam a multiplicidade própria aos povos originários e suas histórias, marginalizando o conhecimento produzido e transmitido por eles.
É nesse contexto que realizaremos, entre os dias 4 e 17 de junho de 2025, um ciclo de oficinas online síncronas voltado para o aprendizado de edição na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons. As atividades são pensadas para acolher participantes de todos os níveis de experiência — desde quem nunca editou até quem já tem familiaridade com os projetos Wikimedia — e propõem um espaço formativo acolhedor, colaborativo e horizontal.