O LISA exibirá o filme “Bicicletas de Nhanderu”, na sessão AntropoCena do dia 30 de junho de 2025, às 17 horas, como parte da Mostra de Cinema Indígena oriunda da disciplina Práticas de Extensão em Etnologia Indígena, sob orientação de Pedro Cesarino.
A exibição será seguida de debate com o antropólogo Marcelo Hotimsky, que é mestre em Antropologia Social e pesquisador associado do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (CEstA). Atuou como coordenador e assessor técnico de diversos projetos junto ao povo Guarani Mbya desde 2013, sendo atualmente membro da Coordenação Geral e do Programa Guarani do CTI. É bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo e possui experiência como educador, com ênfase no desenvolvimento de trabalhos de campo voltados para a área de Educação Ambiental e Sociologia.
A mostra tem como iniciativa fomentar o debate sobre questões caras aos povos indígenas, tais como as relações entre território e identidade, além de levantar, com foco nos Guarani, discussões sobre o lugar do cinema indígena no panorama audiovisual nacional e internacional e dar visibilidade a essa produção.
A entrada é gratuita e sujeita à limitação do espaço. Não há inscrições.