Coletânea destaca a expansão do agronegócio na fronteira dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Autores exploram os processos, contradições e conflitos socioambientais ligados à expansão do agronegócio no Cerrado
Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens

 

Dia 6 de agosto, será lançado o livro “A fronteira do Matopiba: as novas faces da expansão do capital e seus conflitos”, publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e organizado por Marta Inez Medeiros Marques, professora do Departamento de Geografia da FFLCH, e Vicente Eudes Lemos Alves, professor de Geografia Humana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O evento será às 18 horas no auditório Milton Santos, do Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), na Avenida Professor Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo. Além dos autores, estarão presentes na mesa do debate os professores Ariovaldo Umbelino de Oliveira, do Departamento de Geografia da FFLCH, e Fernando Cézar de Macedo, do Instituto de Economia da Unicamp. 

A coletânea visa analisar a fronteira do Matopiba a partir de uma perspectiva crítica, com o intuito de identificar os principais processos em curso, bem como as contradições e os conflitos desencadeados. O termo Matopiba é a junção das siglas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MA, TO, PI e BA). A obra reúne 21 trabalhos de diversas filiações teóricas que enfocam diferentes aspectos relativos ao avanço do agronegócio no centro-norte, sobretudo em áreas dos cerrados. 
Alguns autores abordam o Matopiba como uma região; outros, como uma área de expansão do agronegócio, enfatizando o seu caráter de fronteira agrícola. 

Pretende-se oferecer aos meios acadêmicos, às organizações da sociedade civil, aos órgãos públicos de planejamento territorial e regional, entre outros, materiais que contribuam para uma ampla compreensão sobre o movimento de transformações espaciais em curso nesse fragmento da fronteira agrícola brasileira. 
Trata-se de uma área onde têm ocorrido grandes mudanças no processo produtivo nas últimas décadas, com impactos importantes sobre as dinâmicas econômicas, ambientais e socioespaciais do campo e da cidade.

Os autores

Marta Inez Medeiros Marques, professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH. Tem trabalhado com os seguintes temas: agronegócio e capital financeiro; relação sociedade e natureza; crítica à produção capitalista da natureza; produção do espaço e desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo; vida cotidiana, movimentos sociais, reprodução social da classe trabalhadora e relação campo-cidade.

Vicente Eudes Lemos Alves, atualmente é professor na Unicamp, função que ocupa desde agosto de 2010. Possui experiência nas áreas de ensino de Geografia, de estudos regionais, agrários e formação territorial brasileira.

O livro está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/login?source=%2…
 

Com informações do Laboratório de Geografia Agrária