Professores da USP, dentre eles o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, tomaram posse como novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, da Presidência da República.
Além do reitor, foram empossados o professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Paulo Feldmann; a professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Úrsula Dias Peres; e o docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Laurindo Leal Filho. Também foram reconduzidos ao cargo os professores Carlos Antonio Luque e Laura Barbosa de Carvalho, da FEA; Glauco Arbix e Lília Schwartz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica (Poli); e Maria Paula Dallari Bucci, da Faculdade de Direito (FD).
A solenidade, que formalizou a nova composição do Conselho, aconteceu nesta terça-feira, dia 5 de agosto, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e fez parte da programação da 5ª Reunião Plenária do CDESS. Ao todo, 131 novos integrantes foram nomeados e outros 155 conselheiros foram reconduzidos. O mandato vai até 5 de março de 2027.
“Este Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável é a cara do Brasil que constrói a nossa prosperidade. A prosperidade verdadeira só existe se for compartilhada e só se fará com ampla e efetiva participação de organizações da sociedade civil”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da reunião.
Lula também destacou os avanços sociais e econômicos do Brasil – como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a queda dos índices de pobreza e desemprego, e o avanço da Reforma Tributária – e reafirmou o compromisso do Governo Federal com a soberania nacional, a democracia e o bem-estar do povo brasileiro.
O CDESS é um órgão de assessoramento direto ao presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do País. O colegiado é um importante espaço de fortalecimento das instituições e da democracia brasileira, porque permite a escuta ativa de representações da sociedade brasileira, considerando sua complexidade e heterogeneidade.
Escrito por: Erika Yamamoto. Texto original: https://jornal.usp.br/institucional/reitor-da-usp-e-um-dos-novos-membro…