“O Fédon de Platão: corpo, alma e ideias” - Entrevista com Gabriele Cornelli

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

Os professores Paulo Martins e Breno Battistin Sebastiani, do Departamento de Letras Clássicas (DLCV) da FFLCH, receberam o professor Gabriele Cornelli, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) e doutor pela FFLCH , para conversar sobre a nova tradução do Fédon de Platão, obra realizada pelo mesmo e lançada pela Companhia das Letras.

O tema foi abordado recentemente no curso “O Fédon de Platão: corpo, alma e ideias” na FFLCH, nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

Um dos diálogos mais importantes de Platão, Fédon aborda a morte de Sócrates abrangendo temas éticos, políticos, metafísicos e de teoria do conhecimento. “Quando Sócrates é morto, Platão pensa ‘Isso não funciona. Se esse sistema todo mata o cara mais inteligente, mais livre, tem algum problema’ e começa a rediscutir tudo radicalmente. Esse processo o leva a pensar não somente uma solução política, mas uma solução ética” Cornelli explica.

O professor finaliza: “Uma das coisas que Platão faz, claramente, é inventar a maneira em que se faz filosofia. E ele faz isso com um olho para a contemporaneidade do tempo dele e é uma pessoa extremamente antenada”.

Assista a conversa na íntegra: