Livro explora a relação entre antropólogos e sujeitos de pesquisa

Autora compartilha pesquisas em audiovisual com jovens músicos em um projeto social, músicos africanos recém chegados em São Paulo, e jovens da cena hip-hop e funk em Cidade Tiradentes
Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

O  livro “Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada", de Rose Satiko Gitirana Hikiji, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) da  USP, acaba de ser publicado no Portal de Livros Abertos da USP e está disponível para download.

A obra apresenta diferentes fazeres musicais na cidade de São Paulo dos quais a autora e suas parceiras e parceiros de pesquisa se aproximam com câmeras e gravadores nas mãos. São ações protagonizadas por jovens participantes em um projeto social de ensino musical, por artistas da cena hip-hop e funk em Cidade Tiradentes, por músicos africanos recém-chegados nessa megalópole. Filmar o musicar implica transformar a pesquisa em composição, o que é feito a partir de processos colaborativos. Dessa forma, a autora ensaia, em boa companhia, o sonho Rouchiano de compartilhar a antropologia. 

“Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada" integra a Coleção ABCD Agenda 2030 e alinha-se aos seguintes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 10 - Redução das desigualdades e ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis. 
A autora convida a adentrar o universo da escrita etnográfica, dos filmes e dos sons construídos por Rose Satiko ao longo de sua carreira como docente e pesquisadora da USP. 


O livro pode ser baixado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP

Com informações do LISA